e

julho/2018 | Artigos

Vamos ler e relembrar juntos?

A Coleção de obras de Relações Públicas foi desenvolvida em parceria com a EDIPUCRS e editada entre 2007 a 2015

Capas das quatro edições da coleção Relações Públicas EdiPUCRS. Foto: Gabriela Antonini

As quatro obras abordam diferentes temáticas das Relações Públicas foram feitas produzidas lá em 2007 e tem como objetivo identificar o pensamento reflexivo e a prática do corpo docente do curso, trazendo referências aos acadêmicos sobre tradição e inovação na área. A linha editorial, organizada pela professora Dra. Souvenir Dornelles, tem participação de professores da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos.

O primeiro volume chame-se “Relações Públicas: quem sabe, faz e explica”; o segundo: “Relações Públicas: Construindo relacionamentos estratégicos”; o terceiro aborda “Relações Públicas: Planejamento e Comunicação”; e por último,  “Relações Públicas e Pesquisas: de Opinião, de Comunicação e de Mercado”.

A professora e atual coordenadora Ana Baseggio menciona que “a importância da Coleção nos 50 anos do Curso, completados em 2017, decorre necessariamente da formação de profissionais diferenciados e capazes de intervir e interagir no mundo e na comunidade em que atuam”. A professora Cláudia Moura, jornalista, publicitária e relações-públicas, que participou ativamente da elaboração da coleção relata que “eles eram muito importantes na época, que poucas instituições tinham e têm obras. Outra questão é que os alunos usam as obras dos próprios professores para conhecer melhor a forma como escrevem, o que pesquisam, a abordagem da área, tendo a oportunidade de conhecer melhor o corpo docente que está ali para contribuir com a melhor formação dos alunos.”

Cláudia Moura, complementa que “os temas foram escolhidos por serem algo relevante para a área de RP.” Por fim, a professora, orgulhosa, reforça: “é algo do presente que fica para o futuro.”

A professora Cláudia Moura do curso de Relações Públicas da Famecos que auxiliou na elaboração das obras. Foto: Gabriela Antonini

Cláudia Moura complementa que “os temas foram escolhidos por serem algo relevante para a área de RP.” Por fim, a professora, orgulhosa, reforça: “é algo do presente que fica para o futuro.”

Saiba mais sobre os livros…

Volume 1 – “Relações Públicas: quem sabe faz e explica”

O primeiro volume expõe temáticas relacionadas à abrangência da profissão, que foram geradas a partir das experiências acadêmicas e profissionais dos autores. São textos que trazem diversas vivências, reflexões, olhares e, principalmente, a aplicação da prática. Apresentam sete temas principais, divididos em nove textos, relacionados a apostas na área de relações públicas, no passado, no presente e no futuro.

Dica de vídeo e site relacionados ao tema:

  • Vídeo Todo mundo precisa de um RP’  do canal de mesmo nome – Primeiro vídeo do canal, postado no dia 1º de outubro de 2012, explica o que faz um RP, porém por ser mais longo e completo traz também as características e o perfil do profissional como, por exemplo, ser dinâmico, empático, mediador, estratégico entre outras qualidades.
  • Vídeo Prazer, Relações Públicas’  do canal Todo Mundo Precisa de um RP – Vídeo publicado no Canal “Todo mundo precisa de um RP” no YouTube no dia 03 de dezembro de 2014, trata sobre o que faz o profissional de Relações-Públicas, seus campos de atuação e foca no RP como o gestor da Comunicação como um todo.
  • Post do site “Que Curso” chamado: ‘Relações Públicas – Tudo sobre o curso e a profissão publicado no dia 18 de abril de 2018, não cita o autor texto. O post fala sobre o perfil do profissional, o que futuro estudante encontra e estuda no curso, o autor conta um “resuminho” das matérias e as verdades e mitos sobre o curso de Relações Públicas.

Volume 2 –  “Relações Públicas, construindo relacionamentos estratégicos”

O segundo livro aborda assuntos relacionados à qualidade dos relacionamentos estratégicos nas organizações. Destaca a busca e a importância de ser realizada uma comunicação planejada e adequada aos públicos, visto que há bastante diversidade. Portanto, deve-se questionar, responder e compreender tal universo de conhecimento para que o diálogo não seja sendo um grande desafio.

Dicas de filmes e séries relacionados ao tema:

  • Filme Mera Coincidência (Wag the Dog1997) conta com grandes atores como Dustin Hoffman, Robert De Niro e Anne Hache. O filme trata da campanha de reeleição do presidente dos EUA, cuja gestão de crise fica evidente a partir da divulgação de que o candidato está envolvido em um escândalo sexual. Por esse motivo, seus assessores mudam a estratégia e começam a produzir com um diretor de Hollywood uma guerra fictícia na Albânia, transferindo a atenção da opinião pública para um novo fato.
  •  Filme O Jogo da Imitação’ ( The Imitation Game, 2014) é baseado na vida real Alan Turing – interpretado por Benedict Cumberbatch. A história passa em 1939, na Segunda Guerra Mundial. A agência de inteligência britânica contrata Turing para desvendar junto de sua equipe os códigos nazistas, incluindo o “Enigma”. Turing é um excelente matemático, mas para colocar seu grande projeto em prática, precisa superar suas dificuldades em se relacionar com a equipe. A enfoque do filme no âmbito da comunicação é para observarmos a importância e o desafio diário que é aliarmos as nossas habilidades profissionais com as habilidades interpessoais.

Volume 3 – “Relações Públicas, planejamento e comunicação”

Este exemplar é dividido em duas partes: a primeira desenvolve temas relacionados aos novos desafios que surgem no meio empresarial, principalmente no que diz respeito ao planejamento elaborado e condizente com a realidade das organizações. Destaca-se ainda a importância do planejamento como diferencial competitivo (pensar a curto, médio e longo prazos). Já a segunda parte do livro, discorre sobre as relações públicas internacionais e a economia com temas importantes para a área.

Dicas de filmes e séries relacionados ao tema:

  • Série Scandal’ , que se passa em Washington, D.C é baseada na vida real de Judy Smith, relações públicas, fundadora e CEO da firma de gerenciamento de crises Smith & Company e ex-assessora de imprensa do governo de George Bush. A personagem principal se chama Olivia Pope, ex-funcionária da Casa Branca e possui também uma empresa de gestão de crises chama Pope & Associates. Para nós, relações públicas, é uma ótima oportunidade de perceber a gerenciamento de crises, relacionamento com a imprensa e assessoria de comunicação na prática.
  •  Série Girls teve estreia em 2012, ocorre na cidade de Nova York e relata a vida de quatro mulheres de vinte e poucos anos, que estão se descobrindo profissionalmente e passam por muitas situações que é possível identificar a atividade de RP. Uma das personagens chamada Marnie, interpretada por Allison Williams, é assistente de relações públicas e trabalha com questões ambientais. A série traz um olhar pouco visto na profissão.
  •  Filme Hitch – O conselheiro amoroso (Hitch , 2005) é uma comédia romântica interpretada por Will Smith, que faz o papel de conselheiro ou consultor de relacionamentos, que não divulga sua identidade. Um dos seus clientes é um contador tímido que não sabe falar em público e sem jeito com as mulheres, que o contrata para conquistar a mulher seus sonhos. O personagem ensina como a imagem, inteligência emocional, preparação prévia e treinamento são importantes para alcançar quaisquer objetivos, tanto amorosos quanto profissionais. É claro o papel de RP em dois focos importantes no filme: de consultor ou assessor de imagem e o de media training, pois em partes do filme o personagem realiza entrevistas e expõe seus sentimentos em um público bem significativo.

Volume 4 – “Relações Públicas e pesquisas: de opinião, de comunicação e de mercado”

Nesta obra, a pesquisa é apresentada como tema central, assim como sua relevância para as relações públicas e seus inúmeros benefícios que oferece ao ambiente corporativo. Com a globalização, a era da tecnologia e as mudanças no mundo com novos meios de produção de conhecimento e informação, faz-se necessários, por exemplo, o monitoramento de informações, as possibilidades de novos olhares para o mundo, todas as vantagens que a realização de pesquisas oferece. Aponta os tipos de levantamento de dados e as técnicas empregadas.

Dicas de livro e filmes relacionados ao tema:

  • Livro ‘Gestão de crises e comunicação’, João José Forni (2ª. edição, 2013), leitura obrigatória para prevenir situações de crises em organizações.
  • Filme ‘O discurso do Rei’ (The King’s Speech, 2010), que mostra como a comunicação e o entendimento com o(s) outro(s) é necessário para os líderes.
  • Filme ‘Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento’  (Erin Brockovich, 2000), que apresenta uma situação de crise vivenciada por uma grande companhia,  mas não antecipada.

Veja mais em 

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!