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abril/2009 | Artigos

Twitter: a nova forma de comunicação virtual

O Twitter, uma espécie de microblog, é a grande novidade no meio de comunicação on-line. A ferramenta vem sendo utilizada por milhares de pessoas, além de já estar fazendo parte da realidade de muitas empresas.

A nova febre virtual tem por objetivo saber “O que você está fazendo?”, como aparece na página principal. A resposta deve ser dada em forma de “post”, que, na linguagem do twitter, significa um pequeno texto que pode ter no máximo 140 caracteres, aproximadamente duas linhas. A postagem aparecerá na página de todos que acompanham o perfil de quem escreveu e o usuário pode escolher quais perfis desejam seguir.

O Twitter está inserido na rotina de milhares de pessoas. A surpresa é que diversas empresas também entraram nessa febre, cada uma com seus objetivos. A Starbucks, multinacional dona da maior rede de cafeterias do mundo, por exemplo, utiliza a ferramenta para manter seus clientes informados sobre ofertas, promoções e lançamentos.

Roberto de Araújo Loureiro, responsável pela estratégia de redes sociais da Tecnisa, grande construtora e incorporadora brasileira, afirma que usam o Twitter como forma de estreitamento de contato com nossos clientes. “Abordamos informações sobre lançamentos, a cidade e a movimentação do nosso stand de vendas”. Ele garante que a prática tem provocado efeito positivo. A nova tecnologia trouxe à construtora uma postura inovadora na forma de comunicação com os clientes.
Um estudo feito pela O2, operadora móvel do Grupo Telefônica na Europa, revelou que 700 mil pequenas empresas do mundo todo estão usando o canal interativo para beneficiar seus negócios. A principal razão são os custos extremamente menores. Elas poupam em marketing e em contratação de pessoal. Entretanto, há centenas de grandes organizações que ainda não fazem parte desse quadro.

O Twitter pode servir, também, como um centro de atendimento das empresas ao cliente, por publicar dicas, além de responder às dúvidas mais freqüentes de seus seguidores. O microblog pode ser, além de tudo, um portal de comunicação entre a organização e seus públicos, no qual faz perguntas e os internautas respondem, mantendo assim um diálogo constante.

A rede virtual proporciona diversos benefícios para as empresas que a utilizam. A população está ficando cada vez mais ativa quando se trata de Internet, e valoriza as empresas que se inserem nesse meio. Para não ter problema com imagem e reputação, a empresa precisa dar atenção aos comentários e dúvidas de seus clientes, além de manter o Twitter sempre atualizado, a fim de criar uma fidelidade com seus seguidores.

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