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junho/2015 | Notícias

Trânsito bloqueado

Como a EPTC lida com os transtornos no trânsito de Porto Alegre

Obras da passagem subterrânea viária da rua Anita Garibaldi sob a avenida Carlos Gomes. Foto: Renan Rios.

Todos que circulam diariamente em Porto Alegre, seja a pé, de carro ou no transporte público, sabem a frequência com que transtornos acontecem no trânsito, muitas vezes por causa de obras, acidentes, enchentes, ou pelo fato do crescimento exponencial do número de veículos na capital. Mas será que alguma providência é tomada pelos órgãos competentes para evitar esses tipos de transtorno, ou o trânsito de Porto Alegre é deixado ao acaso pelos seus responsáveis?

Sempre que há qualquer tipo de problema de locomoção em Porto Alegre o primeiro passo para solucioná-lo é entrar em contato com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). Exatamente por essa proximidade que tem de seus públicos, que ela é a encarregada de comunicar a todos os possíveis interessados sobre qualquer tipo de interferência, externa ou interna, no trânsito. De acordo com Lucas Sattler Barroso, jornalista e assessor de Comunicação da EPTC, quando ocorre uma obra pública de grande porte, o procedimento seguido sempre é o de alertar a todos os seus públicos, e em todos os seus canais, além da distribuição de informativos aos moradores dos arredores, dependendo da proporção da obra.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) gerencia, fiscaliza e regula as atividades relacionadas com o trânsito e os transportes do Município de Porto Alegre.

Para ele, “a EPTC é o primeiro órgão público de trânsito a contar com um perfil no Twitter. Atualmente, são mais de 122 mil seguidores. A conta da empresa, inclusive, foi verificada recentemente pelo próprio Twitter, quando recebeu certificado de “confiabilidade pelo serviço prestado”, o que mostra pioneirismo e preocupação com os stakeholders. Ela também possui uma conta no Facebook. Em ambos os canais, a empresa disponibiliza informações sobre o trânsito de POA em primeira mão para todos. Além das mídias sociais, a EPTC também recorre a mídia de massa para divulgar informações a todo momento, tendo contato com todos os veículos de comunicação da cidade.

Quando ocorre algo inesperado como um acidente ou alagamento, a empresa informa imediatamente em todos os seus canais, assim como alerta a imprensa. Entretanto, a divulgação nos meios de comunicação depende dos próprios veículos. De qualquer forma, se o problema persistir, e for de grande vulto, a Secretaria de Comunicação do município avalia a possibilidade de emitir anúncios pagos em jornais ou TV Aberta.

Mas mesmo com todo este envolvimento e todas estas preocupações da EPTC, será que a população está de acordo e de fato recebe todos estes avisos sobre problemas no trânsito? Para Sergio Lewgoy, de 85 anos, dono de uma Galeria de Arte em Porto Alegre, que utiliza todos os transportes públicos disponíveis na capital, o problema do transito é inevitável, as obras não concluídas da Copa do Mundo e outras obras de circulação incompletas causam problemas diários. Mas, segundo ele, toda e qualquer intervenção planejada no transito é bem divulgada e com a antecedência necessária pela EPTC. “É normal que problemas inesperados surjam, mas nestes casos os fiscais chegam rápido ao local, resolvem o problema e informam aos interessados o que houve e como seguir seu caminho”, destaca o empresário.

No caso da Mônica Fernandes, de 22 anos, estagiária e estudante de Análise de Sistemas, que conta com um único meio de transporte, o ônibus, ela vivência frequentemente os transtornos do trânsito de Porto Alegre. Mesmo reconhecendo que muitas das mudanças das rotas de ônibus são devido as obras, ela diz que não é informada com antecedência sobre alterações nas rotas e sua locomoção fica mais prejudicada nos casos de acidentes por não ter acesso a outros meios de transporte.

O que sempre cabe nesse assunto é lembrar que todos são responsáveis por um trânsito seguro e organizado. Se cada um fizer sua parte no dia a dia, esteja no seu carro, na calçada ou em um ônibus, o caminho de todos aos seus destinos será mais tranquilo e calmo.

Saiba mais:

  • Informações e reclamações: ligue 156
  • Interferência de obras no transito: ligue 3289-4226
  • Facebook: EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação (oficial)
  • Twitter: @EPTC_POA
  • Atendimento ao Cidadão: Av. Erico Verissimo, 100, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h

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