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maio/2014 | Notícias

Transformações e rumos do surfe profissional

Algumas medidas de Relações Públicas foram tomadas pela Associação de Surfistas Profissionais (ASP) para globalização e a popularização do esporte.

Pedro Maciel nas ondas da Costa Rica. Foto: Wagner Amorim.

O circuito mundial de surfe está em um período de diversas e polêmicas mudanças, que visam reformular a identidade do campeonato e nortear o esporte profissional a outros rumos. A popularização e o acréscimo de um viés mais glamouroso são alguns objetivos das medidas de relações públicas a que o circuito está sendo submetido.

Paul Speaker, um norte-americano com um vasto currículo no campo das mídias e eventos esportivos, foi anunciado o novo CEO (diretor executivo) da ASP. Como um de seus principais objetivos Speaker tem a missão de construir uma infraestrutura para o campeonato mundial profissional de surfe, a qual reduziria os empecilhos que os apreciadores do esporte encontram, o que levaria o tour a outro patamar, muito mais abrangente em relação aos seus públicos.

Por uma casualidade do destino (ou não), a ASP firmou um parceria com a agência de marketing esportivo ZoSea Media, dirigida pelo próprio Speaker e por Terry Hard, empresário do maior e mais icônico surfista da história Kelly Slater. Paul Speaker trabalhou na NFL (liga de futebol americano), reconhecida por eventos colossais e um sucesso absoluto no que se refere à exposição e adesão de novos fãs, inclusive em países distantes, onde o futebol americano mal é praticado. Será que Speaker conseguirá levar o surfe a novas dimensões jamais imaginadas pelos reis polinésios, inventores da prática?

Algumas medidas básicas que norteiam o plano de comunicação da nova gestão da ASP já foram divulgadas, como: a parceria com algum patrocinador de peso com determinada influência e credibilidade no mundo, negociar os direitos de imagem com algum grupo que dê conta dessa responsabilidade, promover a venda de produtos oficiais, além de alguns merchandisings para dar visibilidade ao circuito. Já foram realizadas algumas parcerias. O canal de televisão ESPN comprou a briga, devido a linha de conteúdo muito vinculada aos esportes radicais. O YouTube também fechou negócio e haverá uma reestruturação do canal da ASP no site, em que serão exibidas mais de 3000 horas de programação e alguns eventos em tempo real. Como recurso de entretenimento e comunicação o Facebook também foi contratado e sua principal função será o engajamento de novos fãs e, consequentemente, conectá-los aos atletas de ponta.

Os atletas e as atletas que compõem o circuito mundial de surfe, indiscutivelmente, são personalidades e influenciam tanto, principalmente a nova geração, que se consolidam como modelos a serem seguidos. É necessário saber explorar essa virtude e essa simpatia da população, de forma genérica, ao estilo de vida do surfista. Por essas razões, devem ser ampliados os meios de comunicação em que esses esportistas profissionais contam histórias, relatam sua trajetória para que o povo se aproxime de seus ídolos e contemple suas conquistas. Há divergências em relação a essa popularizção do esporte e essa busca por novos praticantes e espectadores. Douglas Teixeira, um surfista amador que reside em Balneário Camboriú, está vinculado a uma visão mais tradicional e ligada a cultura histórica do surfe, a qual contém resquícios de egoísmo, pois ele acredita que com uma maior divulgação do campeonato mundial as praias ficarão lotadas, assim como o mar, o que resultará num caos. Rodrigo Steinhaus, surfista há dez anos em Floripa, enxerga essa transformação de maneira diferente. Ele acha positivo mais praticantes e expectadores envolvidos, pois o esporte cresce e, consequentemente, gera mais dinheiro, o que resulta em mais oportunidades para mais surfistas.

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