O SET Universitário é um evento anual promovido pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, desde 1988. É o evento mais tradicional do Brasil que reúne alunos, professores e profissionais de Comunicação, Design e Cinema. Em 2018, aconteceu o 31° SET Universitário com um novo formato, saindo das palestras principais em horários específicos e inovando com mais de 60 oficinas acontecendo simultaneamente contendo temas atuais e de interesse dos públicos que prestigiam o evento.

A professora Neka Machado é a responsável pelo Laboratório de Eventos e Relacionamento – Laber, e faz parte do SET Universitário desde 2007. No ano passado, foi convidada a tomar a frente do projeto pela Decana da Escola. A partir disso, foi pensado um novo modelo, que consiste em uma única grande palestra e diversas oficinas para atender a maior parte dos públicos interessados, como explicou a professora. Essa modificação se deu através de relatórios e feedbacks de alunos, professores e profissionais da área, com o principal objetivo de atender aos públicos e contar com a participação deles nos momentos em que normalmente se encontrariam na Universidade.

Para que esse novo projeto fosse concretizado, o planejamento começou no 30° SET, em 2017. Ao final de cada evento já se começa a pensar na próxima edição, iniciando todo o processo de criação do tema e das oficinas, como também a busca de profissionais para ministrar as atividades e outros detalhes da organização.

O último SET teve grande sucesso nesse novo modelo e a professora deseja que esse formato seja mantido nas próximas edições: “Garantir que o público escolha no horário o que fazer, a grande sacada disso foi exatamente essa possibilidade em ter conteúdos nos seus turnos”. O feedback tem grande importância, pois conta com novas opiniões e ideias de melhorias, os responsáveis pelo projeto sempre estão à disposição para receber esses comentários. Neka aproveitou para fazer um apelo para aqueles alunos que fazem sua inscrição. “Participem efetivamente do evento, pois ele contribui para o desenvolvimento intelectual e cultural. O SET é para ser vivido!”, sugere a professora. O 32° SET trará como tema “O tempo”, abordando  memórias acumuladas e o que o profissional encontrará no seu futuro, não perca esse evento que é preparado com muita dedicação para todos os profissionais da comunicação. Confira a programação em pucrs.br/famecos/set.