Hoje em dia as mídias sociais estão em alta, cada vez mais as pessoas gastam tempo consumindo conteúdos no Instagram, por exemplo. As empresas já perceberam isso e criam ferramentas para as pessoas gastarem tempo em suas plataformas, criam gatilhos que impulsionem o consumo, fazem toda a preparação para as marcas conseguirem atingir ainda mais clientes e, assim, gastarem ainda mais em anúncios.

Segundo dados da NuvemCommerce, as mídias sociais representaram 21% das vendas on-line de 2018. Apenas o Instagram abocanhou 59% desse mercado. Ou seja são números impressionantes que fazem parte de um ciclo: marcas anunciam, influenciador mostra e cliente compra. Mas uma dessas pontas do ciclo pode estar falhando.

Neste caso o problema pode ser nos influenciadores, que apesar de terem números expressivos de seguidores e, até mesmo, de engajamento, muitas vezes não conseguem gerar resultado nenhum, ou seja venda alguma. Isso é péssimo, pois queima o mercado de influência digital como um todo. Marcas ficam com medo de pagar altos cachês sem ter retorno.

Esse foi o caso de uma influenciadora que tem 2.600.000 (sim, dois milhões e seiscentos mil) seguidores, que conseguiu vender um total de 32 (sim, trinta e duas camisetas), não estamos falando de um carro de alto valor, mas sim simples camisetas que a influenciadora em questão tinha em parceria com uma marca, que, após o vergonhoso incidente cancelou o contrato.

Casos assim acontecem por algumas razões:

  • Engajamento falso;
  • Seguidores comprados;
  • Público diferente;
  • Falta de planejamento;
  • Falta de ações.

Apenas algumas ações, ou a falta destas, podem levar ao fracasso de alguma ação de marca. Por isso, é muito importante verificar alguns pontos em qualquer forma de ação. Por exemplo:

  • Solicitar Mídia Kit;
  • Verificar seguidores;
  • Verificar curtidas;
  • Calcular engajamento;
  • Alinhar expectativas;
  • Fazer plano de ação.

Portanto, é relevante verificar pontos como os levantados acima para melhor aproveitamento de maneira geral das ações com influenciadores.