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novembro/2009 | Entrevistas

São Paulo: a evolução de um campeão

São Paulo Futebol ClubeO São Paulo Futebol Clube se destaca entre os melhores clubes no cenário futebolístico brasileiro. Porém, não é apenas no bom futebol e nos vários títulos que o Tricolor é exemplo. O SPFC é referência nacional em termos de organização, Marketing Esportivo, Relações Públicas e Comunicação, para melhor satisfazer as necessidades de seus torcedores.

Os anos 80 são o início do departamento de marketing do Tricolor, a fim de cuidar  da marca e dos licenciamentos do clube. Atualmente, entre as principais ações do marketing são-paulino estão a divulgação da modalidade esportiva do clube, o fortalecimento da marca, a ampliação do número de torcedores, os patrocínios, as ações sociais e a fidelização.

Recentemente, na palestra “São Paulo Futebol Clube: a evolução de um campeão”, Orandi Mura, o Nino, Supervisor de Relações Públicas, destacou que “O clube que não tiver um RP não funciona”.  Afinal, o bom relacionamento com todos seus públicos é um dos passos para o sucesso.

A seguir, Nino nos fala um pouco mais como trabalham Marketing e Relações Públicas em um Clube onde o marketing consegue ser interdependente do futebol.

Como as Relações Públicas atuam na estratégia de marketing do clube?

Ele faz o primeiro contato com grandes empresas – fornecedores – Clubes – torcedores (alguns, lógico).

Quando e como surgiu o departamento de marketing no SPFC?

Pelos idos de 1980 para “cuidar” da marca SPFC que estava sendo usada pelo mundo todo sem direito a nada e outras propostas recebidas.

O SPFC se espelhou em algum outro clube pra começar a se preocupar com o marketing esportivo ou foi uma ideia que nasceu aqui?

O MKT Esportivo já tem algum tempo, mas o SPFC foi o primeiro a ter um departamento oficial – profissional – com pessoas voltadas para este ramo.

Qual o diferencial que destaca o marketing do SPFC dos demais Clubes Brasileiros?

Somos profissionais como falei na palestra: gosto do que faço e torço para o clube que trabalho.

Qual a “receita” para manter uma parceria tão longa como  a que o SPFC tem com a LG?

Honestidade em tudo que fazemos – retorno de marketing  –  um bom relacionamento (Relações Públicas)

Para finalizar, quais os próximos passos no plano de marketing do SPFC?

Ser campeão sempre – conquistar o mundo com a nossa marca – e ter a maior torcida.

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