e

julho/2014 | Entrevistas

Relações Públicas aos olhos de uma RP

Cláudia Peixoto Horbe – Relações Públicas e Gerente de Comunicação do Hotel Plaza São Rafael. Foto:  divulgação.

Depois de decidir qual profissão seguir, dúvidas continuam a surgir. Um dos maiores questionamentos é o que fazer depois de formado, como conseguir atuar na área de escolha? E as ofertas de estágio, como escolher? Dúvidas como estas são normais e ocorrem diversas vezes. Confira o depoimento de uma profissional de Relações Públicas, Cláudia Peixoto Horbe, gerente de comunicação do Hotel Plaza São Rafael, que relata um pouco de sua trajetória acadêmica e profissional.

Escolher ser Relações Públicas não significa saber exatamente quais serão as funções e atribuições aprendidas na universidade. Se comparada com Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Relações Públicas era o que a aluna Cláudia mais se envolveria, pois a  capacidade de comunicação e vontade de ver as coisas acontecendo eram enormes.

O ideal é inserir-se no mercado de trabalho logo no início do curso. E foi o que a Cláudia fez. Já no primeiro semestre iniciou em um estágio de assessoria de comunicação no Governo do Estado. Logo após foi efetivada e lá ficou por algum tempo.

Quanto ao assunto abordado no trabalho de conclusão de curso, é importante escolher algo sobre o qual há um certo domínio. O tema abordado por Cláudia foi funções e atividades executadas pelos estagiários de Relações Públicas e os profissionais que os orientam.

Cláudia afirma que o maior desafio desta profissão é ter paciência e tolerância com quem não tem absoluta noção de como a profissão é fundamental para a saúde das empresas. Há várias situações na mídia onde se percebe o quanto as empresas precisam de um profissional de Relações Públicas. E isso serve também para quem tem a ideia de que fazer Relações Públicas é fazer eventos. É preciso humildade para mostrar que podemos muito mais do que isso. Com experiência na hotelaria, Cláudia defende que em um hotel de rede a principal estratégia de comunicação é a comunicação integrada, onde há uma linha de atuação que envolve vários eixos de comunicação.

Veja mais em 

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!