julho/2015 | Artigos

Que visual tem a sua comunicação?

É possível passar uma mensagem através de imagens, fotos e símbolos? Qual impacto para a credibilidade da marca?

layout

O layout é o cartão de visitas de um e-commerce, por isso deve ser bem pensado e executado, esse layout foi criado por Cinara Boessio. Foto: divulgação.

A comunicação está em todos os lugares, na televisão, no rádio, na internet, em uma simples roda de amigos. Porém, não se restringe apenas ao falar, ouvir, ler e escrever, ela também pode ser feita através de símbolos e imagens. A comunicação visual tem sido bastante utilizada por empresas que desejam se destacar no mercado, chamando atenção de seus púbicos de forma criativa e diferenciada. No comércio eletrônico isso não é diferente, pois trata com os públicos no meio on-line, necessitando utilizar estratégias de comunicação que tragam segurança e uma boa experiência de navegação ao cliente, somente dessa forma é possível trazer credibilidade e fidelização.

logomarca

A logomarca da empresa passa a identidade, por isso deve ser pensada de forma estratégica. Essa logo foi criada por Cinara Boessio. Foto: divulgação.

De acordo com Cinara Boessio, designer gráfico, com experiência de quatro anos na área de e-commerce, as estratégias de comunicação visual são muito importantes, pois auxiliam na fixação da marca na mente dos clientes. Além disso, facilitam o entendimento e melhoram o diálogo com os públicos, porque através dela é que o cliente se identificará com a proposta da empresa.

O layout de uma loja virtual possui grande impacto nas vendas, deve ser bem elaborado, de uma forma que chame a atenção do público e não o confunda. As informações devem ser claras, a lei do e-commerce já instituiu como obrigatória a divulgação do CNPJ, telefone e endereço da loja. Informações como frete, meios de pagamento, promoções, descontos, selos de segurança devem aparecer claramente para trazer credibilidade ao site. Segundo Boessio, o layout além de ser bonito, deve também ser funcional, para que o cliente não fique com dúvidas sobre como finalizar uma compra.

Mobile nova forma de comunicação

Um layout especial para mobile, além de melhorar a navegação, dá credibilidade para a loja virtual. Esse layout foi criado por Cinara Boessio. Foto: divulgação.

Para Paulo Fagundes, gestor de TI, com experiência de dois anos em gestão de projetos em e-commerce, o layout é o cartão de visitas da loja virtual “se o consumidor entrar na loja e gostar do que vê e não se perder com a poluição de informações, com certeza irá voltar! Sempre tentamos criar um layout simples e inovador”. Ele defende que a loja deve deixar visível o comentário de clientes que já compraram, pois isso traz credibilidade, e consequentemente, mais vendas. O essencial para a criação de um layout, que traga uma boa experiência de navegação ao cliente, é focar nas informações realmente importantes, como: preço, desconto, troca de produto, fotos de produto e contato da empresa. Fagundes ressalta a importância da utilização de selos de segurança no e-commerce: “Sempre aconselho aos meus clientes a se credenciarem ao E-bit, Reclame Aqui e um selo de segurança ao lado do botão comprar. Normalmente existe desconfiança por parte da população em comprar pela internet, então quanto mais formas de mostrar que a loja é de confiança, melhor.”

Banner

Os banners são importantes na comunicação visual de uma empresa, pois eles atraem a atenção dos públicos. Este banner foi criado por Cinara Boessio. Foto: divulgação.

Outro ponto importante para a comunicação visual são as imagens dos produtos. Certamente um site com imagens padronizadas, com alta resolução e opção de zoom é mais atrativo. Os banners também possuem forte influência no layout, pois são um dos primeiros elementos visualizados pelo cliente ao entrar na loja virtual, Cinara adverte que “é importante não incluir produtos e informações em excesso, para não confundir o cliente.” Segundo a designer, outro ponto a ser considerado na comunicação visual de uma marca é o logotipo “ele é o elemento de identificação da marca, sendo indispensável em qualquer material, o que se estende também ao e-commerce. Um logotipo bom é aquele que tem alta pregnância e é facilmente memorizado pelo usuário.”

A partir disso, identifica-se a necessidade da realização de um bom trabalho visual, pois é com ele que sua marca ganha destaque, diferenciação das demais, fidelização de clientes e credibilidade. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Site Blindado S/A, 64% das pessoas abandonam uma compra na internet por ausência de segurança na loja virtual. Dessa forma podemos ver a importância da credibilidade no comércio eletrônico e de uma comunicação visual eficaz, mas estes dois pontos são apenas um dos degraus para o sucesso de uma loja virtual.

Veja mais em 

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!