maio/2009 | Artigos

Projeto de motivação

A Tlantic, empresa que desenvolve soluções de TI, buscando sempre ajudar as empresas com suas necessidades no ramo, acaba de ser certificada pelo SEI (Software Engineering Institute) com o selo CMMI nível 3. A certificação, que atesta o grau de maturidade dos processos de software da empresa, é parte integrante da estratégia de expansão e comunicação interna da empresa. Equivale a uma certificação de ISO para empresas de outros ramos.

“Para a conquista da certificação, o comprometimento de todos foi decisivo para que a empresa chegasse ao objetivo que foi a conquista do CMMI3. Motivar e incentivar os funcionários envolvidos foi fundamental, lembrá-los de forma criativa e sem grande pressão de todas regras e procedimentos foi uma das saídas mais simples que a empresa encontrou.”, explicou  Cristiano Dornelles, do setor de Atendimento da Agência Propale, que auxiliou na execução e planejamento do projeto elaborado para a empresa, com diversas ações ao longo de seis meses.

A campanha rumo ao CMMI3 teve toda sua tematização voltada a Fórmula 1. Todos estavam “correndo” em busca do prêmio, logo a empresa foi tematizada do chão ao teto literalmente. Na fachada da empresa foram colocadas bandeirolas de fórmula 1 simulando a largada, nas curvas dos corredores da empresa, com adesivos, foram simuladas freadas de carros, todas as salas de reuniões da empresa foram renomeadas com nomes de circuitos famosos. Até mesmo o refeitório dos funcionários foi lembrado, nas mesas, as artes eram de circuitos lembrando o “grande prêmio”.

Junto com as ações de tematização foi elaborado um evento em conjunto do Scampi (Standard CMMI Appraisal Method for Process Improvement), método que avalia a aderência e satisfação dos funcionários. Uma espécie de gincana, cujas perguntas eram todas voltadas ao CMMI, foi elaborada em um sítio, onde formaram-se equipes que recebiam troféus e medalhas na conquista de cada etapa. Ao invés de uma prova convencional de perguntas, a empresa optou por um evento que motivou muito mais os funcionários a estudarem os processos.

Com excelente resultado alcançado, a empresa conquistou a certificação, prêmio celebrado por todos, pois cada funcionário teve grande importância nela. Entre outras premiações, a empresa fez questão de fazer um imenso mural na entrada principal da empresa com as fotos de cada um dos 200 funcionários, como forma de agradecimento.

Um exemplo perfeito de que criatividade, motivação e comunicação interna podem andar juntos com a seriedade e responsabilidade de uma empresa.

Veja mais em 

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!