O Centro de Pastoral e Solidariedade é uma unidade da PUCRS, pertencente a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Conta com o objetivo de promover a evangelização por meio da reflexão, da vivência de fé e da ação solidária, colaborando no desenvolvimento humano, com ênfase na espiritualidade da comunidade universitária e na construção de uma sociedade justa e fraterna. O setor desenvolve projetos e faz atendimentos aos alunos, alumni, professores e técnicos administrativos.

A Pastoral atende alunos diariamente em diversas formas, tanto presencial, como digital ou por meio de eventos realizados. Em razão desse grande contato com estudantes houve mudanças na comunicação, como afirma a colaboradora Nathana Founchy: “A comunicação precisa ser constantemente (re)planejada. Nós precisamos fazer análises, fazer momentos de escuta aos alunos e demais públicos que trabalhamos, a fim de verificar se estamos comunicando de maneira assertiva.” Essa mudança vai ao encontro do momento 360° vivido pela Universidade, que busca gerar transformação na vida das pessoas e da sociedade com o slogan: “Mudar hoje para transformar sempre”. Essas readequações são trabalhadas em conjunto com a Assessoria de Comunicação e Marketing da PUCRS – Ascom. O planejamento também busca atender às ideias e aos desejos dos públicos e, com isso, trabalha com indicadores que servem como balizadores ou termômetros, que buscam melhorias para que os processos sejam mais eficazes. O projeto estratégico conta com o trabalho de identidade institucional em atividades como: missas, orientação espiritual, confissões, pedidos de oração, aconselhamento, sala de meditação, Fé e Cultura, Quest – em busca de sentido, Como ser feliz?, retiros, Reflexões, diálogo ecumênico, diálogo inter-religioso e Maristas no mundo. Os projetos da área de Desenvolvimento Social e Solidariedade são: voluntariado Marista, doações e rede solidariedade que prezam por uma visão integral da pessoa e de sua humanização.

Todos os alunos da Universidade são convidados a conhecer o novo espaço do Centro de Pastoral, locado no Living 360°, sala 224. “Além do aspecto religioso e espiritual, a Pastoral atua com projetos de solidariedade, de interioridade e de humanização. Os alunos buscam a Pastoral para encontrar a si e aos outros, transformar e serem transformados”, conclui Nathana.

Confira e acompanhe o Facebook e Instagram da Pastoral.