Numa noite chuvosa de quinta-feira, dia 30/5/19, gravamos na Famecos o nosso podcast  sobre sustentabilidade. Nele carregamos exemplos de como exercer práticas que contribuem com o nosso futuro e exemplos de organizações engajadas nesta causa. Citamos marcas que levam em sua cultura os 3P’s da sustentabilidade, embasados no Triple Botton Line e sustentados pelas palavras People, Planet e Profit, em português, pessoas, planeta e lucro. Em cada um desses eixos são trabalhadas inúmeras causas sociais. O social se refere-se ao tratamento do capital humano, o ambiental ao capital natural e o financeiro trata dos lucros e resultados econômicos de uma organização. Essas três dimensões precisam trabalhar holisticamente para que os resultados alcancem objetivos do desenvolvimento social.

Infelizmente, a cultura do Brasil não é trabalhar fortemente no âmbito da sustentabilidade e muitos hábitos ruins são praticados diariamente. A população não conhece o real significado de sustentabilidade, que é o equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles pela sociedade. Práticas simples como economia de água e luz, reutilização de água para lavar carros e calçadas, diminuição do uso de plástico e reciclagem do lixo são ações que podemos modificar na nossa rotina e que contribuem significativamente para o futuro do meio ambiente. O desenvolvimento sustentável do Brasil pode melhorar, se comparado com países desenvolvidos, pois no ranking nos encontramos na 52° posição em relação à sustentabilidade. Suécia, Dinamarca e Noruega estão no topo da colocação, pois lutam contra o desperdício de alimentos, possuem reciclagem de 99% do lixo produzido e investem em energia renovável.

Acreditamos que o nosso país está em crescimento sustentável, trazendo esperanças em alcançar metas de contribuição ao meio ambiente. Possuímos respaldo em secretarias e resoluções que nos ajudam a construir culturas nas organizações e na sociedade onde o ponto principal não é falar sobre sustentabilidade e sim educar, disseminar, multiplicar e praticar a mesma.