junho/2016 | Notícias

Ocupa Tudo RS: o outro lado das ocupações

Como os jovens que ocupam as escolas de Porto Alegre usam as redes sociais para divulgar a causa.

Não é a primeira vez que os adolescentes das escolas públicas de Porto Alegre ocupam as mesmas para pedir melhorias na educação. Mas dessa vez a proposta é diferente. Os alunos, que protestam pelo fim da PL 44 (privatização do ensino) e da PL 190 (escola sem partido), criaram uma fanpage no Facebook para a divulgação da luta deles, bem como mostrar também a resposta do governo em relação aos seus protestos. Os pais dos alunos, por sua vez, se mostram cada vez mais orgulhosos – embora receosos diante de tanta opressão que pode ser vista na própria página, além dos noticiários na mídia – por verem seus filhos na luta pelos seus direitos e aprovaram a ideia da criação da página, pois, assim, podem acompanhar com mais tranquilidade o dia a dia dos adolescentes.

Eles postam vídeos feitos por eles mesmos durante os protestos e as ocupações, além de notas para a população ter consciência dos relatos do governo contrários ao que eles falam. Diferentemente de um simples protesto, como muitos julgam ser, os alunos encontram maneiras de postar conteúdos criativos com base na luta. São alunos do terceiro ano do ensino médio, que estão preocupados com a privatização das escolas, pois, estão prestes a prestar vestibular e querem estudar para esse fim, mas com melhores condições. Se mostram atentos aos acontecimentos e dispostos a explicar, a todos nós, sobre o que se trata, como é possível ver em vários vídeos que trazem suas reivindicações e acontecimentos diariamente.

Alguns pais fizeram, inclusive, páginas de apoio aos seus filhos no Facebook para o movimento ter mais repercussão. É claro que muitos deles não concordam com a ocupação e acham que as escolas devem ser liberadas para que os seus filhos possam concluir o ano letivo, mas a grande maioria está apoiando os jovens que buscam seus direitos e melhores condições de ensino. Como eles dizem, a ocupação não tem liderança, é um movimento linear. Onde todos respondem e têm o mesmo intuito uns dos outros: ser um grupo que luta pelos mesmos ideais.

Veja mais em 

Instagram: do 0 ao boom!

Instagram: do 0 ao boom!

Ter sucesso no Instagram é o desejo de muitas marcas, empresas e pessoas. Para isso acontecer...

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!