junho/2009 | Artigos

O valor da marca

O trabalho de uma marca é criar uma imagem para ser reconhecida por todo mercado, de forma que o público a consiga identificar e apreciar. Ao criá-la e gerí-la, agrega-se valor ao produto e à empresa.

Não basta identificar e diferenciar o produto ou empresa, é preciso também gerar uma expectativa de qualidade, fazer mais do que projetar ou criar uma identidade, criar um conceito que respeite a estratégia do cliente e do produto.  Este conceito é maior do que a simples apresentação, ela comunica a intenção do produto ou serviço e é isto que faz a marca ser especial e única diante da concorrência.

Para uma apresentação nascer temos o cliente com a idéia e a agência de comunicação com o desenvolvimento da proposta. Em função da competitividade do mercado, o processo criativo precisa diferenciar a identidade da empresa ou do produto do que já existe no mercado, precisando refletir o que o cliente pretende transmitir, escolhendo um nome, uma assinatura, uma cor, um logotipo adequado dentro de um mesmo conceito.

Antes de lançar a marca, a aplicação da identidade em cenários de comunicação dirigidos ao público-alvo, simulando e testando a projeção dessa marca também é crucial, para que ela não seja confundida ou desvalorizada.

Neste processo todo a experiência e contribuição de um profissional de comunicação é essencial, pois ele possui o conhecimento para avaliar a melhor comunicação diante do público alvo do produto, assim como cuidar de pontos como originalidade, facilidade na memorização, flexibilidade de aplicação, fácil leitura e principalmente passar os conceitos de qualidade e excelência sobre a marca.

Afinal, não é qualquer empresa que consegue ser reconhecida apenas por uma imagem, isto sem dúvida requer um estudo completo e rigoroso de sua comunicação.

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