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maio/2009 | Entrevistas

O posicionamento de uma profissional no mercado

Paula Willig, especialista em Turismo, Lazer e Hospitalidade  pela UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e Bacharel em Relações Públicas pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), revela como conseguiu trabalhar na Alliance Eventos, uma empresa que realiza a produção de grandes shows e eventos no Estado de Santa Catarina.

Como foram os seus estágios durante a graduação?

Meu primeiro estágio durante a faculdade foi na Assessoria de Comunicação do Centro de Ciências Rurais da UFSM. Este me proporcionou vivenciar diversas áreas de atuação da comunicação, pois nessa assessoria trabalhamos em conjunto com estagiários de jornalismo e publicidade, o que me ensinou a ter uma visão global da área de comunicação que até hoje utilizo muito no meu trabalho, pois eventos estão diretamente ligados á comunicação. Depois disso, fiz estágio em uma casa noturna de Santa Maria, na qual trabalhava com a parte de comunicação e fidelização de clientes. Nas minhas últimas férias, antes do início da monografia, busquei conhecer a realidade de uma praça maior e fiz estágio durante as férias em uma assessoria de imprensa e relações públicas em Porto Alegre.

Quais os obstáculos que encontrou depois de formada na área em que vem atuando?

Quando cheguei a Florianópolis senti muita dificuldade em conseguir emprego. Apesar de já estar fazendo uma especialização percebi que existiam certos fatores e preconceitos que me dificultavam ter meu primeiro emprego, entre eles: o fato de ser o primeiro emprego depois de formada, o que fazia com que muitas pessoas subtendessem que eu não possuía experiência; outras me achavam muito nova por ter me formado com 21 anos e, também não conhecia ninguém na cidade que pudesse me orientar e dar dicas dos locais nos quais poderia conseguir emprego. Por isso, eu literalmente bati de porta em porta, entregando muitos currículos em mãos, até conseguir um emprego.

Por que você escolheu trabalhar com organização de eventos?

Sempre gostei de eventos por ser uma atividade muito dinâmica. Com o início da especialização, me reaproximei da área através de estudos, o que despertou meu desejo de atuar novamente nesse campo.

Como conseguiu o emprego na Alliance Eventos?

Me formei em Relações Públicas em março de 2007. Em maio mudei-me para Florianópolis para fazer especialização em Turismo, Lazer e Hospitalidade e procurar emprego. Após algum tempo na cidade, descobri o evento “Folianópolis”, uma micareta realizada pela Alliance Eventos. Resolvi pesquisar mais sobre o mesmo e enviei um currículo para a empresa, pois já havia trabalhado com eventos durante a graduação. Alguns dias depois fui contratada temporariamente para coordenar a loja do evento que a logística de entrega dos abadás. Com o final do Folianópolis, o meu trabalho temporário também acabou. Contudo, dois meses depois a empresa me procurou novamente e fui contratada.

Quais as funções que desempenha dentro da empresa?

Minha função na empresa é Gerente de Projetos. Sou responsável pela coordenação de todas as etapas de execução de alguns eventos da empresa, gerenciando as atividades da equipe de trabalho. Sob minha coordenação estão eventos de música eletrônica como, o WinterPlay e Pré Carnaval da Prainha Xanahí; shows do Projeto Vozes que são voltados para público adulto e classes AB, entre os quais já realizados show do Julio Iglesias e Gilberto Gil e também um evento de jogos eletrônicos, o Gameway.

Como se dão os eventos dentro da empresa?

A Alliance realiza eventos de diversos segmentos, que vão desde música eletrônica até axé. Temos eventos que são anuais e estão no calendário fixo da empresa como a festa Pré Carnaval da Prainha Xanahí, WinterPlay, Gameway e Folianópolis. Também trabalhamos muito com shows que acontecem conforme turnês dos artistas ou contratações. Desde que entrei na empresa já realizamos shows do Julio Iglesias, Eva, Jammil e Uma Noites, Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Gilberto Gil, entre outros, nos estados de Santa Catarina e Paraná.

Que dica você daria aos estudantes de Relações Públicas que querem trabalhar nesta área?

O mercado de eventos é bastante amplo, pois além de empresas que trabalham com promoções e/ou eventos, existem setores de eventos dentro de empresas de telecomunicações, hotéis, universidades, entre outras. Para atuar na área é muito importante gostar de trabalhar diretamente com pessoas e ter paciência, pois nosso objetivo é entreter e, para isso precisamos fazer o melhor para quem está participando do evento. Sendo assim, um produtor de eventos tem que ser alguém dinâmico, organizado e que saiba se planejar, pois estamos sempre “contra o tempo”.  Também precisa estar disposto a trabalhar muitas horas por dia e muitos dias seguidos, já que muitos eventos acontecem durante o final de semana. Além disso, um produtor tem que estar sempre bem informado sobre tendências de mercado, ou seja, deve ler bastante sobre entretenimento, comunicação, moda, música e participar dos mais diversos eventos. E, especialmente para estudantes de Relações Públicas: vocês precisam ter uma visão ampla de toda área de comunicação, trocar idéias com seus colegas publicitários, jornalistas, entender um pouco mais sobre essas áreas porque eventos está diretamente ligado a área de marketing na maioria das empresas.

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