e

junho/2013 | Notícias

O festival que deixou de ser só cinema

Festival de Cinema de Gramado e suas diversidades

Foto: divulgação.

A semana do Festival de Cinema de Gramado, conhecida por sua tradição, elegância e sucesso, chega a sua 41ª edição no ano de 2013. É considerado o maior e mais importante evento cinematográfico da América Latina, realizado no Palácio dos Festivais, envolve premiações de filmes de produções brasileiras e internacionais.

Reunindo um grande número de filmes e de pessoas que querem falar de cinema e criação, o Festival é executado desde 1973 na Serra Gaúcha. Surgiu durante a Festa das Hortênsias, entre 1969 e 1971, devido a aprovação e o empenho dos gramadenses, dos turistas, da imprensa e, principalmente, da comunidade artística nacional. Um tempo depois, o evento tornou-se oficial.

Com a repercussão do evento, o mesmo foi instituído como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Hoje é considerado uma mostra internacional de cinema voltado para o continente latino-americano, com o intuito de divulgação, discussão, crítica e incentivo à criação cinematográfica nacional.

O evento promove quatro mostras competitivas: Longa-metragem Brasileiro, Longa-metragem Estrangeiro, Curta-metragem Brasileiro e Curta-metragem Gaúcho. Só pelo fato de serem exibidos, os longas e os curtas-metragens recebem prêmios em dinheiro. Os vencedores são bonificados com o tradicional Troféu Kikito e com prêmios em dinheiro, longas concorrem a valores que variam de 5 a 100 mil reais, enquanto os curtas-metragens, de 5 a 15 mil reis.

O Festival possibilita, além das exibições de filmes, a realização de seminários, painéis, encontros, lançamentos de publicações e as tão esperadas festas de encerramento. Produtores que organizam eventos paralelos ao encerramento do festival contaram suas experiências e o porquê da escolha desse festival e não de outro.

Thiago Grandi, de 29 anos, jornalista e produtor de eventos, participou nos últimos anos de diferentes edições do Festival de Cinema de Gramado.  Entre eles, produziu o evento da Kiss&Fly, no ano de 2011, e, em 2012, foi contratado pela Green Valley para fazer toda parte de relacionamento do evento.

“Os grupos organizadores exploram ao máximo do festival, atraindo público de todo Brasil, eles fecham os hotéis para venda de pacotes completos que incluem hospedagem, refeições e a própria festa.”

O jornalista comenta que a finalidade principal do evento é manter a fama de Gramado, como referência de grandes festas, com público de todo Brasil, e, consequentemente, fazer deste um período de grande lucratividade, tanto para a cidade quanto para os grupos organizadores dos eventos. O primeiro contato profissional de Thiago com o festival foi em 2009, no Coca-Cola Vibezone, que marcava o encerramento do Festival de Cinema daquele ano. O evento foi no Serra Park. De 2011 para cá realizou diferentes eventos para o Festival. Thiago conta que a faixa etária do público varia entre 18 e 30 anos. Para as festas do grupo Green Valley, que são para mais de 5 mil pessoas, é trabalhada mais agressivamente a divulgação.

Perguntado sobre o porquê dos eventos serem realizados nos hotéis, ele diz: “Os grupos organizadores exploram o máximo do festival, atraindo público de todo Brasil, eles fecham os hotéis para venda de pacotes completos que incluem hospedagem, refeições e a própria festa”.

João Franciso Hein trabalha na Revista Void e, ano passado, ajudou no desenvolvimento da festa chamada Entrevero del Funk, realizada com a finalidade de proporcionar um entretenimento com foco em experiências inéditas e surpreendentes para o público. Segundo ele, a escolha daquele final de semana para realizar a festa se deve, exclusivamente, pelo fato de existir um turismo jovem maciço na época. “Trata-se de uma migração natural que o Festival leva”, relata.

Hein antecipa que esse ano o grupo da Revista Void está realizando um evento novamente, e, apesar de ainda não terem revelado detalhes, garante que o intuito é quebrar paradigmas novamente e elevar a diversão a outro nível para o público que estiver no hotel e nas festas deles.

Por ser uma mostra internacional de cinema com atenção especial para o Brasil e América Latina, reunindo um grande número de filmes e pessoas que querem falar de cinema, curtir a cidade e acabar numa boa festa, as produtoras estão cada vez mais voltadas para realização de eventos na época do Festival de Cinema. A cada ano a expectativa é maior. Gramado é uma cidade de grande valor turístico, muito hospitaleira e com belezas naturais riquíssimas. Este evento já faz parte do calendário cultural do Brasil. Quem não quer passar pelo “tapete vermelho do festival”, receber o famoso kikito e se divertir nas melhores festas do ano?

Veja mais em 

Instagram: do 0 ao boom!

Instagram: do 0 ao boom!

Ter sucesso no Instagram é o desejo de muitas marcas, empresas e pessoas. Para isso acontecer...

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!