e

julho/2015 | Notícias

O Facebook como aliado

Ilustração por Stellar Leuna, cartunista que retrata o feminismo em suas obras.

As redes sociais, principalmente o Facebook, são importantes ferramentas de mobilização e organização de grupos e segmentos da sociedade. O uso desses meios se deu devido ao fato dos grupos não encontrarem espaço em ambientes tradicionais. Porém, esses espaços na web também servem para acelerar o processo de comunicação entre as pessoas, as quais têm a sensação de estar em vários lugares ao mesmo tempo.

O feminismo, ao se reorganizar na estrutura político-social, viu no Facebook uma oportunidade de divulgação e organização de seus projetos. Essa tecnologia de comunicação possibilita a construção de ações bem articuladas, que facilitam a disseminação de ideais. Como 79% dos jovens que utilizam a internet no Brasil possuem conta no Facebook,  a divulgação de publicações com teor feminista dos coletivos faz com que essas pautas saiam do mundo virtual para se tornarem concretas em grupos de discussão.

Os coletivos feministas se organizam em grupos no Facebook, onde além de divulgação de materiais importantes em relação a causa, estruturam eventos como cine-debates, manifestações, grupos de discussão e até mesmo eventos beneficentes. Para facilitar e agilizar a comunicação entre as integrantes idealizadoras dos coletivos, elas utilizam essa ferramenta, em grupos secretos e chats para transmitirem informações instantâneas.

Logo, percebe-se como o Facebook se tornou uma ferramenta fundamental na estruturação de movimentos sociais. A luta feminista por direitos iguais, encontrou um novo aliado que não possui restrição ideológica, já que suas pautas não são controladas por nenhum sistema tradicional. A internet está a serviço da população, cabe à ela decidir de qual forma utilizá-la.

Veja mais em 

Instagram: do 0 ao boom!

Instagram: do 0 ao boom!

Ter sucesso no Instagram é o desejo de muitas marcas, empresas e pessoas. Para isso acontecer...

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!