Atrás do balcão do bar da Famecos há 22 anos, Liane lembra como tudo começou e conta como é trabalhar no prédio 07. A pedidos de muitos frequentadores, conta, novidades estão por vir: um cardápio com pratos prontos, como arroz, massa na chapa e frango ao molho branco, entre outras combinações.

Liane administra o Bar da Famecos há mais de 20 anos. (FOTO: Bruna Oliveira Busse)
Sempre sorridente ao cumprimentar e atender alunos, professores e colaboradores da Famecos e de outros prédios, Liane Maria Henzel Weschenfelder, 49 anos, afirma que é o ambiente, a alegria, a juventude, o pensamento e a forma com a qual as pessoas do prédio 07 se relacionam umas com as outras que a motiva a vir trabalhar todos os dias. Com 22 anos de casa, a comerciante conta: “Eu não escolhi a Famecos, mas a Famecos me escolheu”.
Anteriormente, Liane e o marido Sinésio moravam em Garibaldi, ele trabalhava em uma vidraçaria, e ela no comércio local. Liane conta que o marido, trazido pelo tio, trabalhou aos 14 anos na PUCRS, no antigo bar da Economia. Anos depois, com o crescimento da universidade e o surgimento de outros bares, o casal foi convidado pelo dono do bar do prédio 05, o senhor Alceu Momba, com quem Sinésio trabalhou, a administrar o então em péssimas condições bar da Famecos.
Liane ficou um ano em Garibaldi enquanto o marido reformava o bar, que foi inaugurado em 1995 com a ajuda dos professores e toda comunidade famequiana. Desde então, a comerciante desenvolveu um sentimento de família com todos e ainda afirma que não teria dado tão certo se tivesse de trabalhar em outro prédio, com outros cursos, que, inclusive, frequentam o local para se sentir mais à vontade.
Para ela, na atual circunstância da crise econômica, atender bem é importante para os clientes voltarem e, “se tu gosta do que tu faz, tu faz direito, tu agrada o cliente”. Durante esses 22 anos, ela presenciou várias mudanças, como a transformação do saguão, que não oferecia tomadas, mesas e bancos, além da renovação de professores e funcionários, bem como a entrada e saída de alunos.
Com um coração de mãe, Liane conta que muitas pessoas pedem por almoço no bar. Como eles não possuem uma cozinha montada, encontraram como solução para atender a essa necessidade: a chapa. Um novo cardápio de pratos prontos feitos no utensílio já está disponível.

Novidades no cardápio (FOTO: Liane Henzel)