julho/2015 | Entrevistas

Marketing digital: um mercado a ser explorado

Com um mercado carente de profissionais qualificados, o marketing digital torna-se uma ótima opção de carreira para quem gosta de comunicação e tecnologia

Desde sempre o marketing é presente na vida das pessoas, e vem mudando com o passar dos anos e o surgimento de novas tecnologias. Com um mundo mais conectado, que tem acesso a informação facilitada em qualquer hora e lugar, na maioria das vezes no alcance das mãos, a maneira das organizações interagirem e alcançarem seus públicos também deveria mudar e assim surgiu o marketing digital.  Essa nova maneira de marketing trata de várias ações de comunicação feitas através da internet, onde as organizações podem divulgar e comercializar seus serviços e produtos, se relacionar com os clientes e melhorar sua credibilidade. Um dos grandes diferenciais do marketing digital é que através dele pode-se ter estratégias personalizadas para atingir o público que se deseja, como e-mail marketing, divulgação de conteúdo relevante ao cliente, utilização de redes sociais para interação com o público, publicidade online, monitoramento, etc.

O marketing digital fortalece a presença da marca na internet e melhora a posição no Google, nos resultados de buscas orgânicas, atraindo assim os clientes certos para o negócio.

A partir disso, surgem novas possibilidades e oportunidades para os profissionais de comunicação, a carreira de marketing digital. Para entender um pouco mais desse mercado, conversei com Lucas Benetti, formado em Administração com ênfase em marketing pela Feevale, pós-graduado em gestão do esporte pela UNISC e com MBA em Marketing Digital pela ESPM. Lucas possui experiência como gerente de e-commerce da Tri Joia, e passou um pouco de sua experiência, além de contar como optou pela carreia no marketing digital.

Poderia comentar brevemente um pouco da sua jornada no e-commerce, e em marketing digital?

Minha formação é em administração com ênfase em marketing e sempre fui muito ligado em tecnologias desde pequeno. Na época em que comecei a graduação de administração, tinha o intuito de seguir os negócios da família e sempre ligado no que acontecia com as tecnologias e com os novos recursos digitais que surgiam. Quando sai dos negócios da família surgiu uma oportunidade de emprego direcionado para o setor de marketing digital com o objetivo de montar uma loja virtual para a empresa do ramo da moda. Estudei e me aprofundei mais sobre o assunto para montar o projeto, que infelizmente não saiu do papel devido a problemas de negócio da empresa. Com isso decidi sair e procurar um emprego voltado especificamente para o e-commerce, já que estava fazendo meu MBA em marketing digital e já havia muito conhecimento sobre o assunto. Foi quando surgiu a oportunidade de gerente de e-commerce em uma empresa conceituada na região metropolitana de porto alegre no setor ótico, relojoeiro e joalheiro. A Tri-Jóia Shop foi um projeto elaborado com o intuito de vender para todo Brasil óculos de sol, óculos de grau, relógios e jóias com o nome das lojas físicas já conhecidas na região metropolitana do RS.

Fez cursos de aperfeiçoamento? Como avalia a importância deles para quem deseja seguir a carreira no marketing digital?

Fiz alguns cursos direcionados para e-commerce e marketing digital na Universidade Feevale e pelo FCDL-POA, participei de algumas palestras como F5 proporcionado pela Abradi-RS e também algumas palestras na própria ESPM com profissionais do setor que fazem sucesso no ramo. Todo tipo de curso ou palestra de aperfeiçoamento é vital a formação de carreira no setor de marketing digital, pois a cada minuto surge uma nova oportunidade de negócio ou uma ideia que ainda não foi pensada que pode ser aplicada no dia a dia da nossa empresa.

lucastrijoia

Atualmente, Lucas com 28 anos, é gerente de e-commerce da Tri Joia, uma empresa conceituada no ramo de joalherias, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Foto: Divulgação

Marketing digital é um mercado promissor?

Com certeza é um mercado promissor que cresce a cada ano no Brasil e tem muito a crescer ainda se comparado com outros países. Hoje, o Brasil está entre os 10 mercados mundiais do e-commerce, segundo um estudo divulgado pela Universidade Buscapé. Muitas vendas são realizadas pela internet quando não se tem o produto em lojas físicas próximas, ou até mesmo pela dificuldade de deslocamento até uma loja física. Eu compro muito mais pela internet do que em lojas físicas, não tem o problema do vendedor pressionando para comprar o produto, e posso receber em casa sem precisar me deslocar para uma loja onde vou ter que pagar um estacionamento e quem sabe até o risco de ser assaltado.

O marketing digital é importante para as organizações?

Atualmente tudo é digital, enquanto olhamos TV estamos conectados nos smartphones e talvez até em notebooks ou PC’s. Uma possível venda pode vir de um comentário no Facebook, de um tweet, ou até mesmo de um vídeo no Youtube. O marketing digital pode não vender no momento, mas ele é um grande influenciador para que a venda ocorra nas lojas físicas. É o que acontece com a nossa empresa na categoria de Alianças, temos baixíssimos índices de vendas em nossa loja virtual, porém através da loja virtual acabamos ganhando muitos clientes em nossas lojas físicas que comprovaram a importância de deixar o departamento ativo.

Porque escolheu seguir carreira no marketing digital?

O fascínio de poder efetuar compras pelo computador e receber o produto em casa foi o que me motivou a entrar no setor. Querer conhecer os bastidores e como o mercado funciona, podendo efetuar vendas para todo o Brasil podendo estar em qualquer lugar do país. Pois não importa o tamanho que a sua loja possui, o mercado virtual é muito grande e tem muito consumidor entrando e comprando cada vez mais pela internet.

Para quem deseja seguir carreira em marketing digital, este é o melhor momento, pois o mercado encontra-se aquecido, o seguimento está com grande expansão, e a procura de profissionais qualificados está cada vez maior.

Que dica você dá para quem está iniciando na área, ou tem interesse nela?

Para quem está começando o importante é fazer o que gosta, porque assim não existirá hora ou lugar para estudar ou trabalhar, as horas de lazer serão um bate papo sobre trabalho ou sobre novas estratégias. Como aprendi na faculdade, o necessário para ter sucesso está em uma palavra, CHA (Conhecimento, habilidade e Atitude). Conhecimento sobre a área, habilidade para colocar em prática e atitude de inovar são elementos essenciais para o sucesso em marketing digital. Bons talentos sempre serão reconhecidos e o mercado está em ascensão, sempre tem uma vaga para quem quer fazer a diferença.

Veja mais em 

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!