novembro/2008 | Artigos

Márcia Petry organiza eventos da PUCRS

Márcia Petry Chelkanoff Thier, bacharel em Relações Públicas pela PUCRS, esteve como palestrante na aula de Processos e Programas em Relações Públicas, na Famecos, no dia 19 de setembro. Natural de Porto Alegre, é especialista em recursos humanos e trabalha na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC) há 12 anos, responsável por programas e eventos.

Para desenvolver suas funções, explica que é preciso conhecer em profundidade a instituição, principalmente em seu segmento de atuação, que é formado por um técnico em ouvidoria institucional, três auxiliares administrativos nas áreas de eventos e programas, dois estagiários de Relações Públicas, mais a professora Maria Helena Oliveira, assessora da área de comunicação. Toda a estrutura está sob a coordenação geral da pró-reitora de Assuntos Comunitários, Jacqueline Poersch Moreira. “É difícil encontrar uma resposta, obter satisfação, sem conhecer profundamente a instituição planejada”, enfatiza Márcia Petry.


Supervisora dos setores de Comunicação Comunitária e Ouvidora Institucional, Márcia trabalha com a imagem da PUC. Ela revisa estratégias e faz andar o Programa de Habilidades e Competências, que organiza eventos, contando com a participação de alunos como monitores. Os acadêmicos recebem treinamento específico para cada evento, para conhecer os públicos interno e externo envolvidos.


A Ouvidora Institucional capacita funcionários para instalarem programas, que são desenvolvidos nas unidades. “Para implementar os projetos, são selecionados profissionais que trabalhem diretamente com relacionamento”, explica Márcia.


Há mais de 20 anos, foi montada uma equipe para saber o que o aluno quer conhecer no primeiro momento quando ingressa na Universidade. A recepção aos novos discentes envolve o Estande de Calouros e um evento para apresentação dos diversos setores da PUCRS e seus dirigentes, incluindo pró-reitores e o reitor.


As formaturas também estão sob a responsabilidade da Pró-Reitoria. Uma equipe comunitária auxilia nas cerimônias que acontecem dentro do campus. Foi inserido um manual de regras para as solenidades. “A Universidade trabalha junto com as produtoras para garantir a imagem da instituição”, disse Márcia em sala de aula.


A PRAC ainda organiza ações institucionais de relacionamento com público interno no Natal, que inicia com atividades com os filhos dos funcionários, professores e alunos, onde são realizados brincadeiras com Papai-Noel. No prédio 41, é organizado um espetáculo de celebração Natalina.


No relacionamento com público externo, é realizado o Programa Futuros Calouros. A estratégia prevê encontros de professores da PUC em escolas e cursos pré-vestibulares para divulgação dos cursos, mais a Feira das Profissões, mega exposição das habilitações oferecidas, aberta a alunos de segundo grau, que são buscados de ônibus nas escolas. Nos vestibulares, tanto no verão quanto no inverno, acontece o projeto Acalanto – uma recepção aos candidatos e eventuais familiares que os acompanham às provas.

Veja mais em 

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!