, e

junho/2016 | Notícias

Integração e experiências

SET Universitário há 29 anos entre os mais importantes encontros universitários de comunicação do Brasil

A credita-se que poucos, ou talvez nenhum outro evento voltado para alunos de Comunicação e de Cinema do Brasil seja tão tradicional quanto o SET Universitário, promovido todos os anos, desde 1988, pela Famecos. Os três dias de debate, oficinas e encontros com grandes profissionais do país e do mundo, fazem o campus da PUCRS, em Porto Alegre, receber milhares de estudantes de diversas faculdades gaúchas e de outros estados.

Em mais de duas décadas, o SET se constituiu como um espaço de aprendizagem, tornando-se uma referência para estudantes e profissionais de todo o país. A oportunidade de trocar experiências com professores, pesquisadores e profissionais que atuam fora da academia leva todos a buscarem sintonia com as tendências da área, além de aprofundar as possibilidades de reflexão e de experimentação.

Nas palestras e oficinas, sempre houve presença de renomados profissionais do estado e do país, entre eles Dado Schneider, Jayme Monjardim, Eduardo Peñuela, Fernando Pires, Margarida Kunsch, Marcelo Canellas, Moacyr Scliar, Paulo Totti, Ruy Carlos Ostermann, e do exterior, como Bill Jonhson, Carl Botan (Estados Unidos), Maria Tereza Tellez (Bolívia).

Palestra de abertura do 28º SET contou com a participação de Alessandro Sassaroli, Giovanna Alvarenga, Fernando Puhlmann, Guilherme Funky. Foto: Joana Berwanger/Famecos/PUCRS

Palestra de abertura do 28º SET contou com a participação de Alessandro Sassaroli, Giovanna Alvarenga, Fernando Puhlmann e Guilherme Funky. Foto: Joana Berwanger – Famecos/PUCRS.

A cada edição, além das palestras e oficinas, ocorre também a Mostra Competitiva – concurso que premia os alunos autores dos melhores trabalhos desenvolvidos em atividades acadêmicas. Com o objetivo de valorizar a produção, o empenho e o talento dos alunos, a Mostra constitui-se como um dos principais propósitos da iniciativa. O concurso é voltado para graduandos de Comunicação e Cinema que tenham desenvolvido suas obras em disciplinas e laboratórios nos dois semestres anteriores aos da realização do evento. Divididos em diversas categorias, os trabalhos inscritos são avaliados por um júri composto por profissionais do mercado que não lecionam em cursos superiores.

É o maior evento de comunicação acadêmica e quem trabalha como monitor só tem a ganhar com essa incrível oportunidade de entender e viver um grande evento” Uriel Ricachenevsky

Jurado da Mostra Competitiva por diversas oportunidades, Diego Wander, atualmente professor do curso de Relações Públicas, conta que o processo de avaliação é processual e criterioso. Além disso, diz que sempre se preocupou em ler os projetos com atenção e empatia, compreendendo a expectativa envolvida nesse tipo de premiação. Diego ressalta ainda pontos fundamentais para o sucesso de um trabalho na Mostra: “Relembrando os trabalhos que li, destaco dois pontos: a coerência das possibilidades de comunicação com as necessidades apontadas nos cenários e diagnósticos e a aproximação do trabalho com práticas profissionais (do ponto de vista da viabilidade, inovação e compromisso com os resultados)”.

Diego Wander mediou a palestra "Afterburner – uma força extra para realizar transformações", apresentada pelo designer de produto Mateus Silveira. Foto: Joana Berwanger/Famecos/PUCRS

Diego Wander mediou a palestra “Afterburner – uma força extra para realizar transformações”, apresentada pelo designer de produto Mateus Silveira. Foto: Joana Berwanger – Famecos/PUCRS.

Uriel Ricachenevsky, relações-públicas formado pela Famecos e também jurado da Mostra, frisa a importância de envolver-se com a organização e realização do evento: “É o maior evento de comunicação acadêmica e quem trabalha como monitor só tem a ganhar com essa incrível oportunidade de entender e viver um grande evento”. Como aluno, Uriel participou da Mostra e hoje vê-se honrado em estar do outro lado, julgando os trabalhos inscritos: “Me sinto verdadeiramente agraciado por fazer parte da história desse evento, tanto na parte da monitoria, quanto na parte de avaliação de trabalhos”.

Outra circunstância que permite dimensionar a importância do SET é o valor atribuído pelos alunos vencedores da Mostra Competitiva à distinção recebida. Vários profissionais destacam em seus currículos o fato de, durante a graduação, terem conquistado o 1º lugar no concurso. Para Natália Pegorer, premiada em 2014 pelo trabalho Aika (categoria Plano Estratégico) e em 2015 com Planejamento para a marca Starbucks (categoria Campanha de Comunicação Interna ou Externa), o reconhecimento de ter um trabalho ganhador é cada vez maior devido ao grande espaço que a Mostra Competitiva possui no mercado atual. Além disso, a estudante revela que a maior motivação e importância dessa experiência é ter seu esforço reconhecido: “É maravilhoso ver que o esforço valeu a pena, que devemos continuar dando o nosso melhor. Quando terminarmos essa etapa das nossas vidas, a graduação, devemos continuar almejando aquela nota 10 no mercado”. Gabriel Santos, ganhador em 2015 das categorias Empreendedorismo em Comunicação e Pesquisa Institucional e Organizacional, destaca as professoras Neka Machado, Silvana Sandini e Denise Avancini como suas grandes incentivadoras. Ademais, reforça a importância do trabalho em equipe e a integração de colegas.

21662337068_fa6cfd8e96_k

Encerramento 28º Set Universitário. Na foto, equipe de produção do evento. Foto: Cris Lima – Famecos/PUCRS.

Este ano, a 29ª edição do SET aborda dois vieses: os 50 anos da Famecos e a necessidade de repensarmos “Que mundo é esse?”, “Para onde vamos?” e “O que estamos fazendo?”. O tema sugere uma reflexão acerca de assuntos contemporâneos. São aspectos sociais e ambientais sendo discutidos a partir de outra ótica, através do olhar da comunicação. Como apontam as expectativas da professora da Famecos Neka Machado, ‘‘ Trabalhamos para que a Mostra Competitiva cresça cada vez mais’’.

13308421_987910221328354_3201388529745638183_o

Veja mais em 

Instagram: do 0 ao boom!

Instagram: do 0 ao boom!

Ter sucesso no Instagram é o desejo de muitas marcas, empresas e pessoas. Para isso acontecer...

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!