Rua da Cultura (Foto: Camila Cunha/PUCRS)

Os eventos culturais revelam em seus acontecimentos criatividade, costumes, tradições e valores já vividos antigamente, além de expressões populares artísticas e culturais. Deste modo, agregam a todos conhecimento, lazer e identificação pessoal, contribuindo para a formação intelectual e humana. Portanto, os eventos culturais são de grande importância para a sociedade, pois favorecem o amadurecimento do ser humano, além de fortalecer a identidade pessoal ou organizacional.

Da mesma forma ocorre na Universidade, buscando ter aprendizagem e conhecimento agregado ao aluno, o intuito é proporcionar interação e diversificação dos eventos realizados na PUCRS, tais como peças de teatro, lançamentos de livros, exposições de arte, grafite na Rua da Cultura, recitais de música erudita na Igreja e entre outros. Pensando em um setor responsável por promover eventos culturais na Universidade, se estabeleceu o Instituto de Cultura. Além de ser o responsável por tais eventos, também gerencia o espaço Delfos, que é o Espaço de Documentação e Memória Cultural do RS, a Rua da Cultura e realiza o acompanhamento do coral da PUCRS.

Michel Machado Flores, bacharel em Letras pela UFRGS e pós-graduado em Teoria da Literatura pela PUCRS, é membro da equipe do Instituto de Cultura da Universidade, onde atua como produtor desenvolvendo diversas atividades dentro do campus. Após a realização de grandes eventos com Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Armandinho e Monja Coen Roshi, o produtor ressalta: “Cultura não se baseia só na sala de conserto, do teatro, da alta nobreza, cultura é tudo, desde a manifestação na rua, do muro que está pintado ao que está pichado.”

PUCRS Cultura é o selo que identifica essas iniciativas de estímulo à formação integral da comunidade acadêmica. Que transforma o campus em um polo cultural, fortalecendo a pluralidade por meio da música, da literatura, das artes cênicas e visuais.