novembro/2008 | Artigos

Inovar é necessário (ou feche as portas)

O relacionamento entre públicos e organização é algo muito importante, porém frágil. Manter o bom relacionamento entre as partes não é algo fácil, e esse é o papel do relações-públicas.

Um profissional de Relações Públicas tem um papel importante no relacionamento entre organização e público, na multiplicação das informações, em manter o bom relacionamento com a imprensa, além de possuir a capacidade de lidar com diferentes tipos de públicos, utilizando para cada um deles, uma comunicação específica.


Os públicos são pessoas, e como tais devemos entender que são diferentes uns dos outros. Cada um tem  vontades percebidas de maneiras diferentes pelas organizações; assim como as pessoas são individuais na maneira de pensar, a comunicação deve ser cada vez mais individualizada e específica.


Se pararmos para pensar em individualismo, há tempo que isso já vem ocorrendo, pois com a chegada da Internet, tudo ficou diferente, as pessoas não se reúnem mais na frente da televisão para assistirem juntos aos programas, cada um no seu computador conectado procura a informação que lhe é necessária naquele momento, e que daqui a pouco já não é mais.


Os públicos das organizações já não querem perder tempo com o que não os interessam, com instituições que não respeitam a comunidade, a natureza, as vontades de cada um. É necessário, sim, inovar, crias novas formas para chamar a atenção do público alvo, pois a organização que parar no tempo, só terá duas alternativas: se render às novas tecnologias, e às novas formas de conquistar clientes, ou, fechar as portas.


Entretanto, muitas organizações já adquiriram as novas tecnologias, e perceberam que sem elas, não teriam um futuro próspero, com pesquisas, planejamentos e mapeamentos, descobriram que não poderiam deixaram de lado as velhas formas de se comunicar, é necessário inovar, mas sem deixar de lado o que deu certo por muito tempo.


 Por exemplo, o público interno: eles precisam de notícias atualizadas sobre a organização na qual trabalham, que podem ser dadas através de um jornal interno, de alto falantes espalhados, boca-a-boca, e intranet, além de várias outras que podem ser utilizadas, porém depende da mensagem que a organização quer transmitir.


Já para o público externo, o mais comum é a utilização da televisão, do rádio, e da mídia impressa, para transmitir a mensagem necessária, mas também pode, e deve, ser usado como ferramenta de comunicação, o site (com notícias sempre atualizadas), nele colocar vídeos e links relacionados que possam ser de interesse do público, além de telefone e e-mail, para que se possa entrar em contato mais fácil.


A utilização das novas tecnologias, a presença na Web, as formas múltiplas de relacionamento com os públicos (SAC, Marketing de Relacionamento, Webmarketing etc) devem integrar o composto de comunicação de uma organização.


O mais importante é sempre manter um bom relacionamento com os públicos que estão envolvidos com a organização, seja ele, um fornecedor, um cliente, um sócio, o governo, a imprensa, a comunidade, as organizações concorrentes, enfim, todos. As organizações dependem dos públicos para sobreviver, assim como os públicos dependem das organizações, por isso o bom relacionamento é fundamental.

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