, , e

maio/2011 | Notícias

INOVAPUC

Rede articula sociedade, empreendedorismo e pesquisa

(Foto: Gabriela Raabe)

O INOVAPUC é uma rede que congrega o conjunto de atores, ações e mecanismos relativos ao processo de inovação e empreendedorismo da PUCRS. O objetivo da rede é promover o processo de inovação e empreendedorismo na Universidade, articulando todos os envolvidos no ensino, pesquisa e extensão.

O foco da atuação da Universidade por meio da INOVAPUC é promover um esforço multidisciplinar para buscar soluções e oferecer respostas às demandas da sociedade em termos de desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural. A relação entre universidade e sociedade ocorre em dois sentidos: problemas identificados na sociedade que podem dar origem ao desenvolvimento de pesquisas, quantos resultados e conhecimentos já disponíveis na universidade que podem ser aplicados na solução de problemas existentes.

A INOVAPUC articula funcionários do núcleo acadêmico e unidades periféricas. O núcleo acadêmico é composto pelos Institutos de Pesquisa e área de pesquisa do MCT (unidades universitárias onde se desenvolvem as pesquisas científicas e tecnológicas).

Aline Flores, relações-públicas da rede.

Dependendo do potencial dos resultados dessas pesquisas, podem ser repassadas para a sociedade e para a própria universidade. As unidades periféricas são mecanismos institucionais voltados à interação com a sociedade, mais especificamente  com empresas e diferentes níveis de governo, quais sejam: Agência de Gestão Tecnológica (AGT), Centro de Inovação (CI), Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT), Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IDEIA), Laboratório Especializado em Eletroeletrônica (LABELO), Núcleo Empreendedor (NE), Incubadora das Empresas (RAIAR) e Parque Tecnológico (TECNOPUC).

A relações-públicas da INOVAPUC, Aline Flores, tem sala no Tecnopuc, dentro da PUCRS. Seu ambiente de trabalho é ímpar, tanto no sentido de infraestrutura que proporciona o bom andamento do trabalho, como de aprendizado e crescimento. “Dentro do Tecnopuc o contato com empresas e pessoas de diferentes áreas é diário, tornando a troca de conhecimentos muito freqüente”, diz. Confira sua entrevista.

Dentre as funções de Aline Flores, destacam-se:

  • Planejar e executar a comunicação interna e externa da rede INOVAPUC;
  • Identificar diferentes segmentos de públicos internos;
  • Diagnosticar e avaliar processo de comunicação administrativa e interna já estabelecida na rede;
  • Sugerir e elaborar ações e campanhas internas informativas;
  • Identificar canais de comunicação já existentes na rede (comunicação impressa, rede, eventos, etc.), avaliar resultados obtidos e dar continuidade;
  • Apoiar as unidades periféricas da rede na elaboração de materiais de divulgação de eventos internos e externos.

Como é a convivência com profissionais de áreas tão diferentes?

Maravilhoso, pois acredito que o olhar externo, enriquece muito o trabalho, eles conseguem trazer pontos de vista até então não vislumbrados. Tanto em relação ao trabalho diário junto as Unidades da Rede INOVAPUC, como no ambiente do Portal Tecnopuc, que oferece uma experiência única de convivermos com pessoas de diferentes áreas e culturas, um exemplo disto é quando pegamos o elevador e nos deparamos com pessoas falando inglês, espanhol, alemão, francês, tudo ao mesmo tempo. Acredito que essa seja uma oportunidade e possibilidade de aprendizado e crescimento muito grande para todos os públicos da Universidade.

Você acha que existe alguma dificuldade de convivência?

Não, pelo contrário, acredito que todas as Unidades da Rede, inclusive o Tecnopuc partilhem dos mesmos objetivos de proporcionar de experiência, o que faz com que o ambiente fique mais harmônico. O Tecnopuc, com toda sua dimensão, com as unidades da PUCRS instaladas, como as mais de 62 empresas, é um pólo de oportunidades em pleno desenvolvimento. O centro oferece possibilidades de pesquisa e estágios, fazendo com que os alunos busquem o conhecimento e a experiência devida, dentro da própria universidade.

Veja mais em 

Instagram: do 0 ao boom!

Instagram: do 0 ao boom!

Ter sucesso no Instagram é o desejo de muitas marcas, empresas e pessoas. Para isso acontecer...

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!