e

junho/2013 | Notícias

Hora de estagiar! E agora?

Foto: Stéphanie Souza.

O estágio é um processo de aprendizagem fundamental aos estudantes que querem estar preparados para enfrentar os desafios de sua carreira e do mercado de trabalho. Muitos ficam na dúvida e não sabem se começam a estagiar logo no início da faculdade ou se deixam para os últimos semestres. Quanto a isso, não existe uma regra a ser seguida, fica ao critério de cada um, mas alguns profissionais defendem que quanto mais cedo o aluno tiver contato com atividades relacionadas ao trabalho, mais ele vai aprender e adquirir experiência, organização, segurança e desenvoltura. No estágio é onde as teorias da sala de aula viram prática e começam a ganhar um sentido maior. Além disso, o período da faculdade é a hora de aprender, experimentar e descobrir com quais áreas o aluno se identifica mais. Assim, quando se formar, o profissional já sabe onde quer atuar e, muitas vezes, o contrato de estágio acaba se tornando efetivo.

A Mariana Silva, de 21 anos, que é estudante de administração na FURG iniciou um estágio logo no segundo semestre: “Eu não queria mais ficar dependendo totalmente do dinheiro dos meus pais para ir a festas e comprar as minhas coisas. Decidi procurar um estágio já que a carga horária de 6 horas me permitia estudar e trabalhar. A experiência foi muito boa e, como eu era a única estagiária da empresa, todos os colegas procuravam me ajudar. A minha chefe ainda tinha a preocupação de me ensinar várias coisas para que a experiência fosse ainda mais completa. Foi muito legal, valeu muito.”

Para quem busca novas vagas de estágios existem diversas empresas especializadas no recrutamento de estagiários. Na PUCRS, por exemplo, existem as centrais de estágio FIJO e CIEE que tratam da integração dos estagiários no mercado de trabalho. Elas possuem bancos de vagas disponíveis e orientam todo o processo do estágio, desde a assinatura do Termo de compromisso de Estágio até o encerramento das atividades. Para quem pensa que estagiário não tem direitos, existem diversas leis que regulamentam o estágio. Veja algumas vantagens:

Bolsa Auxílio Transporte: é responsabilidade da empresa repassar ao estagiário o valor da bolsa de auxílio transporte.

Carga horária: a jornada de trabalho do aluno de ensino superior não pode ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas semanais.

Recesso Remunerado: estagiários têm direito ao recesso remunerado (férias) de trinta dias a cada doze meses de estágio na mesma empresa.

Como dissemos anteriormente, o estágio deve ser uma experiência proveitosa, um momento de puro aprendizado. Para isso, deve haver esforço de ambas as partes, da empresa e do estagiário. Demonstrar interesse, proatividade, responsabilidade e vontade de crescer serão fatores determinantes para um bom trabalho e para a garantia da vaga. Esses são valores que devem ser mostrados diariamente e que serão reconhecidos em qualquer lugar.

Veja mais em 

Instagram: do 0 ao boom!

Instagram: do 0 ao boom!

Ter sucesso no Instagram é o desejo de muitas marcas, empresas e pessoas. Para isso acontecer...

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!