Camila Modica (Foto: Mariana Corrêa)

O evento mais esperado pelos estudantes, a tão sonhada formatura, faz parte de um ciclo acadêmico, por meio do qual o aluno recebe o grau de bacharel ou licenciado, que outorga direitos e deveres profissionais, como também é imprescindível para o exercício das profissões regulamentadas por lei. Porém mais que somente um evento tradicional, ela é um marco na vida do aluno, pois traz diversos sentimentos e realizações. Camila Modica, graduada em Relações Públicas pela PUCRS e organizadora das formaturas da Universidade, descreve suas expectativas, as cerimônias e seu relacionamento ao atender os alunos em uma colação de grau.

As formaturas ocorrem em dois momentos durante o ano letivo, ao término do primeiro e segundo semestre com datas específicas para cada turma e curso. Os locais de cerimônia acontecem no campus, entre o centro de eventos e o salão de atos da Universidade. Camila menciona o objetivo da PUCRS: “conferir o grau ao aluno de maneira celebrativa e inesquecível, lidando com as expectativas e o nervosismo dos públicos.”

Envolver-se, olhar, sentir, é o que uma formatura precisa para ser inesquecível, por isso, toda dedicação é importante. “No momento em que atuamos dentro deste evento temos que ter a consciência que estamos lidando com o sonho das pessoas, é um peso lindo e enorme”, reflete a organizadora.

Por fim, a formatura é um universo particular. Um sonho único, onde cada aluno observa, sente e vive de forma diferente e de diversas maneiras. No meio acadêmico, todos um dia já sonharam com este momento e por isso é tão especial, pois é o fechamento de um grande ciclo, a celebração de uma conquista. As lembranças ficarão registradas, aquela saudade vai chegar em algum momento e, mesmo que rápida, ficará em nossa memória e nosso coração.

Foto: arquivo pessoal Camila Modica

“Como faço isso todos os anos, busco sempre estar limpa. Como se fosse a minha primeira, porque aquele evento é único para cada formando que passa por mim.”

Camila Modica