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maio/2009 | Artigos

Eventos empresariais: planejamento e seriedade

Eventos empresariais possuem um cunho institucional e comercial. Trabalhados com seriedade e responsabilidade, proporcionam bom relacionamento com o público. Através deles, pode se conhecer melhor a cultura da empresa e seu mercado de atuação do cliente. Para gerar resultados positivos, deve ser bem programado e contemplar todas as suas faces.

Há quem pense que eventos são apenas festas e diversão, mas por trás de todo o lazer existe um planejamento, estrutura e uma organização envolvidos. Podemos separá-los em dois segmentos: os sociais e os empresariais. O primeiro com caráter de integração, sem visar o lucro, e o segundo com caráter comercial, objetivando resultados refletidos em médio prazo.


Na área de eventos empresariais trabalha-se com a divulgação de produtos e serviços, e também com ações sociais e ambientais, direcionados a um público-alvo – que abrange todos os envolvidos, de alguma maneira, com a empresa-cliente, ou profissionais de algum ramo específico. Para alcançar o sucesso, deve-se definir as metas e a quem será direcionado a ação, além de aproveitar a possibilidade de organizar uma coletiva de imprensa para anunciar.  Esse tipo de trabalho possibilita o melhor conhecimento do mercado de atuação do cliente, sua cultura e também o aumento da rede de contatos.


A organização destes eventos exige responsabilidade, comprometimento e seriedade, já que é um processo complexo. Como maiores vantagens, destacam-se o relacionamento e a questão financeira, visto que a maioria das organizações tem reservada uma quantia destinada a isso.  “Acredito que o grande desafio seja entender exatamente a expectativa do cliente e os objetivos do evento. Os eventos empresariais devem atingir o esperado; se isso não ocorre, por qualquer motivo, no ano seguinte dificilmente acontecerá novamente”, afirma Andréia Werner, Relações Públicas e sócia da GW Marketing e Eventos, empresa de serviços que promove a imagem de instituições, por meio de estratégias de marketing e eventos.


Para trabalhar nessa área e encarar os desafios, o profissional de Relações Públicas deve ter uma série de características especiais, como por exemplo, flexibilidade, dinamismo, capacidade de negociação e saber ouvir. O papel do profissional, nos eventos empresariais, é planejar com uma visão especializada, assim como prospectar novos clientes, manter o relacionamento com os existentes e acompanhar a efetivação de todas as atividades.

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