, e

junho/2016 | Artigos

Em busca de um sonho acadêmico

Dar a volta ao mundo pode ser inspirador

[ebs_image src=”http://rrpponline.com.br/site/wp-content/uploads/2016/06/12243551_1048393748538099_2850237444883050449_n.jpg” shape=”img-thumbnail”]

Foto: Anna Berthier – arquivo pessoal.

Viver uma experiência de vida impactante é o sonho de muitos jovens que partem a outro país em busca da concretização de suas carreiras profissionais. Sentimentos como insegurança e saudade da família, por vezes, podem impedir os planos de estudar e trabalhar no exterior.

Anna Berthier mora em Londres desde 2015. Foto: Arquivo pessoal.

Anna Berthier mora em Londres desde 2015. Foto: arquivo pessoal.

Em 2015, a jovem Anna Berthier, na época estudante do curso de Publicidade e Propaganda da Famecos, decidiu se mudar para Londres e optou por continuar seus estudos na Middlesex University. “No começo eu pensei em continuar o curso de Publicidade e Propaganda. Para minha surpresa, eles não têm um curso idêntico ao nosso. O mais semelhante seria o de Advertising, Public Relations and Media, mas eu teria que começar do zero considerando quão amplo ele é”, contou Anna, que atualmente reside em Londres e estuda Fotografia naquela Universidade.

Para a estudante, experiência e conhecimento em Fotografia foram essenciais para que ela fosse aceita na Universidade. “Conversei com o coordenador do curso sobre meu trabalho, meu portfólio e a parte técnica de fotografia também. Com isso, felizmente ele concordou em me colocar no segundo ano, apesar de dizer que eles raramente fazem isso”, explica. Anna já falava inglês fluente quando foi morar em Londres, o que fez com que o processo de adaptação fosse mais tranquilo. Ela revela que a saudade da família e dos amigos é grande, mas se comunica com ele através do Skype e isso facilita bastante.

Fotos: Portfólio de Anna Berthier.

Foto: portfólio de Anna Berthier.

Vivendo em outro país, as diferenças culturais podem ser bem evidentes, mas Anna afirma que, pela sua experiência, uma das coisas que mais sente falta, comparando o Ensino Superior no Brasil e na Europa, é a amizade que desenvolveu com seus professores no tempo em que estudou na Famecos. “Mais do que mestres, de fato, nos gostávamos muito e nos queríamos bem. Aqui eles têm um aspecto mais conservador, professor/aluno e só”, desabafa a jovem.

Histórias como a da Anna Berthier, por exemplo, servem como inspiração para muitos outros jovens que desejam estudar ou trabalhar no exterior, mesmo que de maneira voluntária. O estudante de Relações Públicas da Famecos, Pedro Maciel, que há mais de um ano trabalha como voluntário na AIESEC – uma organização gerida por jovens que busca o desenvolvimento de liderança e impacto positivo através dos intercâmbios sociais e profissionais – acolhe estudantes de vários lugares do mundo.

Pedro (esquerda) com os colegas na AIESEC. Foto: Arquivo pessoal Pedro Maciel

Pedro (esquerda) com os colegas na AIESEC. Foto: arquivo pessoal.

Ele trabalha na área de intercâmbios sociais, em um projeto da AIESEC chamado Smarketing, que recebe estudantes de outros países para trabalhar presencialmente em ONG’s locais, buscando gerar recursos, parceiros e visibilidade para as organizações. Pedro conta que os destinos mais procurados por estudantes que querem viajar ao exterior, em geral, estão na Europa. “Tanto por ser um polo de conhecimento e um continente que parece estar à frente e, também, por possibilitar viver diferentes culturas”, explica.

Os maiores desafios dos jovens que estão em outro país, por vezes, pode ser a diferença cultural e, também, a saudade da família. “Você chega a um ambiente em que não conhece muitas pessoas e isso pode despertar solidão. Outra questão é a família. Não é fácil ficar longe da família”, ressalta Pedro.

Para quem deseja experiências positivamente impactantes, oportunidades não faltam. “Como seres humanos, somos acomodados e isso nos priva de experiências magníficas. Com certeza, vai ver que é a melhor coisa que já fez na sua vida”, diz o estudante e voluntário Pedro. E então, já decidiu qual será o seu destino?

Veja mais em 

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!