maio/2013 | Artigos

Destaque para a inovação

O relações-públicas para acompanhar o atual mercado deve ser inovador e ter perfil de empreendedor

Relações Públicas com foco na inovação

Relações Públicas e Empreendedorismo. Foto: Anna Moser

O profissional de Relações Públicas deve ser cada vez mais completo, saber sobre diferentes áreas e ter conhecimentos variados. Nessa perspectiva, o empreendedorismo, por buscar novas oportunidades, inovação e exigência de qualidade, tem tudo para agregar nessa trajetória.

O momento do mercado é altamente competitivo, no qual o público consumidor pensa e opina sobre a empresa, e as novas tecnologias deixam as ações da empresa cada vez mais transparentes. Percebe-se uma maior preocupação das organizações em manter um bom relacionamento com seus públicos e a preocupação com a imagem da empresa.

Nesse cenário, o profissional de Relações Públicas entra com papel importante, sendo responsável por todas essas preocupações. Paulo Nassar, professor do curso de Relações Públicas da ECA-USP, afirma que o profissional de Relações Públicas deve ir além do conhecimento da sua área, para entender também sobre conhecimentos políticos, econômicos e da própria cultura da empresa, já que esses fatores têm forte influência para as organizações.

Para agregar ainda mais valor à sua carreira, o relações-públicas poderá adotar um perfil de empreendedor. Busca de oportunidades, iniciativa, persistência, comprometimento, busca pela inovação, saber estabelecer metas, buscar exigência de qualidade e eficiência são algumas das várias características do empreendedor. Ser um empreendedor vai além de ter negócio próprio, significa ser empreendedor em tudo que se faz, incluindo dentro de uma organização. Significa ser um colaborador ao invés de ser apenas um funcionário, significa procurar agregar valores, além de simplesmente cumprir tarefas.

A estudante de Relações Públicas e sócia diretora da Cinco Marias Agência Digital, Telma Lampert, comenta que o empreendedorismo está presente em sua vida de todas as maneiras. “Todas minhas ações são bem planejadas, vivo o empreendedorismo intensamente, já que tudo pode influenciar o negócio, seja de forma positiva ou até mesmo negativa”, observa Telma.

A jovem acredita que o empreendedorismo pode ajudar o relações-públicas na questão da inovação, permitindo apresentar novas ideias para o mercado e através da atualização constante de conhecimentos, o profissional tem a chance de se destacar. “Um negócio realizado com dedicação, planejamento, organização, qualidade e vontade pode sim dar certo e isso só ajuda o profissional perante o mercado, auxiliando, inclusive, na sua legitimação como relações-públicas”, afirma a estudante.

Telma Lampert destaca o diferencial de um relações-públicas que tem perfil de empreendedor: “Os principais diferenciais são a vontade de aprender, de realizar um sonho e correr atrás dos seus objetivos, de propor mudanças e novas ideias, de aceitar desafios, de ser autoconfiante, de vislumbrar resultados, de não medir esforços para realizar algo, de se comprometer, de ter prazer naquilo que faz, de não ter medo das responsabilidades, de querer ser independente, de agarrar as oportunidades, de valorizar cada conquista e também reconhecer cada fracasso e tentar outra vez, de cobrar de si mesmo pela excelência e qualidade do trabalho, enfim, de ser um profissional que quer sempre mais!”.

As características que o empreendedor deve possuir:

  • Autoconfiança
  • Iniciativa
  • Comprometimento
  • Exigência de qualidade e eficiência
  • Independência
  • Correr riscos calculados
  • Saber estabelecer metas
  • Buscar informações
  • Planejar e monitorar sistematicamente
  • Capacidade de persuasão e de formar rede de contatos
  • Estar sempre em busca de novas oportunidades
Stalkers

Stalkers

O termo "stalker" deriva da palavra em inglês “stalk”, que significa perseguir. Não existe uma...

ler mais
Gestão Emocional

Gestão Emocional

Aprender a lidar com as emoções nem sempre é simples, mas pode ser aprendido ao longo da vida....

ler mais

Seguidores! Vendas?

Hoje em dia as mídias sociais estão em alta, cada vez mais as pessoas gastam tempo consumindo...

ler mais

Stalkers

O termo "stalker" deriva da palavra em inglês “stalk”, que significa perseguir. Não existe uma tradução literal para o português, mas pode-se...

Gestão Emocional

Aprender a lidar com as emoções nem sempre é simples, mas pode ser aprendido ao longo da vida. Trata-se de uma habilidade de compreender, controlar...

Seguidores! Vendas?

Hoje em dia as mídias sociais estão em alta, cada vez mais as pessoas gastam tempo consumindo conteúdos no Instagram, por exemplo. As empresas já...

Pin It on Pinterest