junho/2009 | Artigos

Desafio Sebrae 2009

O Desafio Sebrae é um jogo de empresas voltado para estudantes de todo Brasil que estejam cursando o ensino superior e oferece prêmios como computadores e uma viagem internacional para conhecer um centro de referência mundial em empreendedorismo. Mas acima de tudo, oferece uma oportunidade para que jovens, independentemente do curso de graduação que estejam fazendo, tenham contato com o ambiente e a dinâmica empreendedora através de um software exclusivo.

Durante a realização das etapas, a competição se torna cada vez mais difícil…

Quando chegar o momento em que se torne necessária a presença dos jogadores, apenas as melhores equipes do Desafio Sebrae estarão competindo. É necessário que a Instituição de Ensino superior seja reconhecida ou cadastrada no MEC e podem participar em um mesmo grupo alunos de diferentes Faculdades, desde que estas sejam de um mesmo estado.

Na disputa, os jogadores reúnem-se em equipes de três a cinco componentes e elas ficam responsáveis por gerenciar virtualmente uma empresa. Para participar e ter acesso ao material do jogo é necessário pagar uma taxa de R$30 por equipe. Os grupos são divididos em chaves, onde são simuladas situações semelhantes às que os empresários enfrentam no dia-a-dia.

O Desafio é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que os competidores jogam via Internet e as outras duas são presenciais, quando a estrutura do jogo muda, sendo adotado regime de imersão.

Durante a realização das etapas, a competição se torna cada vez mais difícil e apenas os grupos que conseguirem os melhores resultados estarão aptos para prosseguir na disputa. Quando chega o momento em que se torna necessária a presença dos jogadores, apenas as melhores equipes do Desafio Sebrae estarão competindo.

Em alguns meses de envolvimento, o participante tem a possibilidade de testar sua capacidade de tomada de decisões, de trabalhar em equipe, de buscar soluções, tendo também a oportunidade de enriquecer seu espírito empreendedor.

Tema

Fabricação de brinquedos é o tema do Desafio SEBRAE 2009. As equipes participantes vão simular a administração de uma empresa que produz e comercializa brinquedos de madeira.

Esta escolha visa despertar o interesse dos universitários por um setor que segundo a ABRIMPEX – Associação dos Importadores e Exportadores de Brinquedos e Produtos Infantis – vendeu, em 2008, cerca de 140 milhões de unidades no Brasil, dos quais cerca de 20 milhões em produtos importados.

Em 2008, o Brasil importou cerca de 38 toneladas de brinquedos de 46 países, representando 294 milhões de dólares, segundo a ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos. O maior volume destas importações, atingindo quase 244 milhões de dólares, foi proveniente da China.

A escolha do tema Brinquedos para o Desafio SEBRAE 2009, além de dar um aspecto lúdico ao jogo, pode despertar novos empreendedores para um setor com grande espaço para a criatividade e a inovação.
Este ano, o Desafio SEBRAE no Brasil conta com 131.183 participantes com idade média de 20 anos. 59% dos inscritos são homens e 41 % são mulheres, sendo PR, SP, MG, RJ e RS os estados com a maior participação. Os cursos com o maior número de inscrições são: Administração, Engenharia, Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Direito, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Propagada e Publicidade e Pedagogia. O curso de Comunicação Social – Relações Públicas aparece na 40ª posição com apenas 413 representantes. As principais instituições do país que aparecem no Desafio SEBRAE são: UNESA, UEM, USJT, UFAL, CESMAR, PUCRS, UFF, UFRJ, UFRN e UNRJ. Dentro do estado do RS são: PUCRS, UCS, UNISINOS, UPF e UFSM.

Veja mais em 

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!