e

maio/2009 | Artigos

Cores na comunicação

Desde a pré-história, os homens utilizam a cor como um meio de comunicação, através de figuras ou desenhos. Hoje, as cores se tornam indispensáveis, trazendo valores diferentes conforme seu emprego. Elas têm, por exemplo, poder decisivo nas ações dos consumidores, pois acarretam em inúmeras sensações.

Por isso, a utilização da cor tornou-se grande ferramenta da comunicação, não só para o publicitário, mas também para o relações-públicas, que tem como missão desenvolver um agradável ambiente para a empresa, podendo aplicar diferentes cores que, através do consciente ou inconsciente, atingem o público.

Para Luciana Braun, professora do curso de Publicidade e Propaganda da Famecos, “a cor influencia o comportamento e a percepção do ambiente.” Ela cita o uso em publicidade, onde busca-se aproximar o ponto-de-venda das características do público-alvo, dando como exemplo uma área popular de grande circulação, que poderá ter cores quentes, e uma área de descanso, que provavelmente será contemplada com cores frias ou neutras.

“A cor de uma embalagem pode afetar na compra de um produto. Consideram-se várias características, entre elas: o consumidor, o produto, o segmento/categoria, a concorrência, a exposição do produto no ponto-de-venda, processos de impressão e necessidades relacionadas à legislação específica” explica Luciana. Para ela “a iluminação também tem influência na percepção das cores nos ambientes e deve ser considerada como mais um elemento dessa linguagem.”

Há muitos exemplos de utilização das cores. Autores explicam que cores quentes, assim como vermelho, laranja e amarelo, são usadas em produtos que geralmente são comprados por impulso. Produtos cuja compra necessita de mais tempo e reflexão, são usadas as cores frias, assim como azul e verde, ou cores neutras, tais como, branco ou cinza.

A utilização das cores deve ser feita sempre através de estudos especificados e os comunicadores devem tomar conhecimentos aprofundados para então tomar a decisão mais adequada para a situação exposta.

Veja mais em 

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!