O aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre/RS, é considerado o 8º mais movimentado do Brasil em número de passageiros transportados, segundo dados divulgados pela ANAC. Desde sua fundação, em 1973, até o ano de 2017, o aeroporto foi comandado pela empresa brasileira Infraero, a qual administra desde grandes aeroportos até pequenos que ainda não recebem voos comerciais regulares. Atualmente, a empresa privada Alemã, Fraport AG Frankfurt, assumiu o comando da organização pelos próximos 25 anos.
São diversos os profissionais atuantes para que tudo saia como o esperado e, em meio ao grande fluxo de pessoas que transitam pelo aeroporto diariamente, fica difícil perceber o trabalho do grande número de funcionários, das mais diversas áreas, que atuam na companhia para mantê-la sempre funcionando, de forma que seus passageiros possam ter as melhores experiências. Em meio a todos estes profissionais que, muitas vezes passam despercebidos está, também, o de RP que, apesar de seu cargo estar em constante crescimento no mercado, ainda passa alheio em empresas tão grandiosas como essa.
Para entender um pouco melhor o papel deste profissional frente ao desafio de gerenciar a comunicação de um Aeroporto internacional com seus diferentes públicos, em entrevista, a ex-aluna da PUCRS e atual profissional de Relações Públicas, formada em 1997, Elita Salvi, atualmente, no Ministério da Fazenda, conta como foi sua trajetória ao longo dos anos em que atuou no Aeroporto.
Elita relembra que chegou na organização, na qual atuou por mais de 17 anos, através de concurso público para a função administrativa, e após alguns anos, passou a ocupar o cargo na área da comunicação.
Na área das relações públicas, Elita trabalhou na organização e cobertura de eventos, realizando matérias para o jornal interno, além de apoio no atendimento e na assessoria de imprensa, clipagem diária dos principais jornais gaúchos e coordenação do espaço cultural. Ela também relata que realizava atendimento às personalidades públicas e autoridades que compareciam na empresa.
Cada dia é desafiador, surgem situações atípicas que devem ser solucionadas – Elita Salvi
Elita afirma a importância de um profissional de RP nas organizações. “É fundamental, pois atua também como um facilitador, intermediário entre as diversas áreas da instituição”. Ao ser questionada sobre como acredita que a profissão vem crescendo nos últimos anos, afirma que a área cresceu e tende a crescer ainda mais, devido a modernidade e às novas tecnologias. Com esse avanço, acredita que a profissão foi beneficiada. “É mais uma ferramenta que se deve utilizar, tanto para o diagnóstico da situação, como estratégias para se alcançar os objetivos e para o prognóstico de cada situação que se pretende atingir”, conta Elita. Para ela, a tecnologia é uma aliada das Relações Públicas, podendo ser utilizada como uma ferramenta de trabalho.