, e

junho/2014 | Notícias

Brasil Voluntário

A Copa do Mundo de Futebol 2014 trouxe para nosso país uma série de oportunidades. Dentre elas foi criado o programa Brasil Voluntário, do Governo Federal, que deu a chance para que a população participasse de alguma maneira deste mega evento. O programa foi gerido pelo Ministério da Fazenda em parceria com do ministério da Defesa, do Turismo, da Cultura, da Ciência e Tecnologia, da Casa Civil, das Relações Exteriores, do Trabalho, da Educação, da Saúde, da Justiça, do Planejamento, Orçamento e Gestão, além da Secretaria de Aviação Civil.

Atividade liderada pelo Corpo de Bombeiros.

O Brasil Voluntário foi criado para atender tanto a Copa do Mundo 2014, como a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. No ano passado, para a Copa das Confederações, foram selecionados 7 mil voluntários para atuação nas seis cidades-sede e agora, para a Copa do Mundo 2014, as inscrições foram finalizadas com mais de 46 mil candidatos inscritos, que passaram por diversas etapas de capacitação e triagem para habilitação de prestar o serviço voluntário nas doze cidades-sede.

Na capital gaúcha foram selecionados 859 voluntários, os quais atuaram em 15 pontos da cidade de Porto Alegre, como entorno do estádio Beira-Rio, Aeroporto Salgado Filho, Rodoviária, parques, eventos de exibição pública, áreas de fluxo, entorno dos estádios e centros abertos de mídia, praças e shoppings da cidade, para então dar suporte ao público-alvo de atendimento: torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral. Os voluntários deveriam ter a disponibilidade para trabalhar pelo menos sete dias, seguidos ou intercalados, em turnos de 4 horas, todos receberam uniforme com casaco, camisa, calça, boné e sacola, bilhete único, seguro de acidentes pessoais e kit alimentação.  Os treinamentos foram realizados aos sábados e tiveram duração de aproximadamente um mês.

Etapas do treinamento

Palestra de Mobilidade.

O treinamento foi dividido em duas etapas, a on-line e a presencial.

A etapa on-line foi feita por um portal onde cada candidato possuía o seu espaço para realização de aulas, atividades de integração, fóruns de discussão e vídeos de aprendizagem, tudo isso oferecido pela Universidade de Brasília.

Já na etapa presencial, os voluntários necessitaram comparecer em locais específicos durante quatro finais de semana para receber informações via palestras sobre os mesmos assuntos que já foram encaminhados (turismo, segurança e primeiro socorros, mobilidade e integração), porém de modo mais completo e aprofundado.

As palestras da etapa presencial foram concluídas após um mês e, a partir daí, os voluntários foram divididos para sua área de atuação e encaminhados para receber o público de maneira correta durante o evento.

 Rotina dos participantes

Como foi o dia a dia de um voluntário desde o início da capacitação:

Após o encerramento das inscrições no dia 16 de março, os voluntários tiveram até o dia 18 de abril para concluir todos os módulos on-line que foram solicitados, sempre sobre acompanhamento de um tutor para qualquer problema ou dúvida. Em 26 de abril começaram os encontros todos os sábados para que os mesmos módulos fossem melhor aprofundados e alguns até melhores praticados.

Palestra sobre Turismo: foram analisados todos os locais que nossa cidade tem para oferecer aos estrangeiros que aqui estivessem na época do evento. Tivemos conhecimento sobre o Linha Turismo POA, sobre as diversas praças e locais de lazer, além de discutirmos um pouco mais sobre a cultura gaúcha.

Atividade de Primeiros Socorros e Segurança: responsáveis pelo Corpo de Bombeiros de Porto Alegre e Brasília dividiram a manhã entre palestras sobre primeiros socorros e combate a incêndios, averiguando as principais manobras para solução imediata de possível grave problema.

Palestra de Mobilidade: Agentes de EPTC passaram para os voluntários informações de modificações que iriam ocorrer no trânsito de Porto Alegre na época do evento, como itinerários de ônibus que foram modificados, grandes vias que foram bloqueadas e informações sobre o providenciamento de credenciais para poder transitar em torno do estádio Beira-Rio.

Atividade de Integração: visou facilitar a integração entre os voluntários por meio de situações formais de improviso.  A capacitação foi voltada para a educação física, teatro e dança e contou com a presença de participantes das diferentes idades.

 

Veja mais em 

Instagram: do 0 ao boom!

Instagram: do 0 ao boom!

Ter sucesso no Instagram é o desejo de muitas marcas, empresas e pessoas. Para isso acontecer...

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!