, e

junho/2009 | Artigos

Brasil: país influenciado pelas novelas

A cultura brasileira tem como influência as novelas, desde o tempo dos folhetins – histórias em capítulos publicados nos rodapés de jornais até meados do século XX. Entre seus autores figuraram nada menos do que Vitor Hugo, José de Alencar, Eça de Queiróz e Nelson Rodrigues. Atualmente as pessoas têm como rotina reservar um tempo para sentar e assistir às novelas da televisão, geralmente aquelas transmitidas no horário nobre. Este costume se estabeleceu a partir do momento em que o público foi se identificando com os personagens da trama, podendo essa influência ajudar, como novelas que trazem hábitos saudáveis e de boa conduta, ou influenciar de maneira ruim, como aquelas que espetacularizam a violência. Com a abordagem de temas mais polêmicos, as pessoas sentem mais liberdade de criticar e expor suas opiniões a respeito de determinados assuntos, que antes eram considerados tabus.

As telenovelas exercem influência positiva no Brasil nos hábitos e comportamentos do público brasileiro. As novelas da Globo estão quase sempre em evidência, além do roteiro, as roupas, acessórios e tipos de cabelo usados pelas personagens fazem bastante sucesso. Geralmente, tem algo que chama atenção para as mulheres ter ou fazer igual. As novelas que mais costumam fazer sucesso, em termos de lançar moda, são aquelas como “O Clone”, que trouxe a moda de acessórios de origem árabe, hoje “Caminho das Índias”, que mostra a cultura do povo indiano, com seus casamentos arranjados e seus belos figurinos, túnicas, lenços, batas com estampas diferentes, acessórios como brinco, pulseiras e colares também estão fazendo moda. Essa moda caiu no gosto popular e as mulheres adaptaram esse estilo indiano.

Quando uma expressão curiosa surge num dado programa de televisão e passa a fazer parte da vida do telespectador, ela é chamada de bordão e é inserida na maneira de agir das pessoas. O prazer específico de usar um bordão do momento faz com que as pessoas se sintam mais familiarizadas ou identificadas com o personagem que o popularizou.

Tendo como objetivo mostrar a realidade, as novelas podem exercer influência negativa no comportamento das pessoas. A violência, por exemplo, pode ser abordada de forma inadequada, mostrada de forma “nua e crua”. Como os pais não conseguem mais controlar a demanda de informações que chegam até seus filhos, proibir a novela seria um ato insuficiente, considerando que as mensagens chegariam por outros meios, de qualquer jeito.

O desafio é saber filtrar os pontos positivos e negativos das novelas.

Veja mais em 

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!