Pesquisas realizadas por consultorias norte-americanas apontam que mais de 70% dos profissionais de marketing digital acreditam que o trabalho de ciência e análise de dados será a habilidade mais requisitada pelo mercado nos próximos anos. 

Uma necessidade do mercado

As organizações necessitam de informações estratégicas para realizar seu objetivo comunicacional, seja para fidelizar público, conquistar novos negócios ou se reposicionar. E o mercado necessita de um profissional que seja o fio condutor de uma massa gigantesca de dados em relatórios tangíveis, trazendo diversos insights para os profissionais responsáveis pelo planejamento estratégico. 

Os dados e o planejamento

De acordo com Alexandre Estanislau, professor na Pós-graduação no Centro Universitário UNA, a inteligência de dados em um planejamento ajuda a desenvolver estratégias mais assertivas, baseadas nas necessidades dos clientes gerando resultados mais significativos. O planejamento de comunicação se inicia com dados, não é mais possível iniciar uma ação, um planejamento sem informações do público-alvo da ação.

Muitas vezes, o problema a ser resolvido só é descoberto através de uma análise de dados. O planejamento da organização tornou-se mais complexo e detalhado, a análise de forças e fraquezas deu lugar a uma análise de macroambiente e microambiente. A persona outrora formulada somente pelo arquétipo que a organização julgava pertinente, agora é pautada por valores, premissas e trejeitos.

Ferramentas de visualização e análise de dados

Fonte: Google Data Studio

Há uma imensa variedade de ferramentas para análise de dados, antes da escolha da melhor opção você deve levar em conta questões como as necessidades de análise, o suporte fornecido pela empresa e a clareza das informações. Separamos algumas das ferramentas mais utilizadas pelo mercado.

Google Data Studio: Uma ferramenta que integra diversas fontes de dados, como o Analytics, Ads e YouTube. Transforma em relatório customizável, com leitura intuitiva e atualizado em tempo real.

Looker: Permite que os usuários explorem os dados à sua maneira, mas também trabalha com especialistas para ajudar aqueles que realmente não sabem o que estão procurando.

IBM Watson Analytics: Solução em cloud computing para a análise e visualização inteligente de dados, que orienta a exploração de informações, automatiza a análise preditiva e permite criar dashboards e infográficos de maneira simples. 

Microsoft Power BI: Um conjunto de ferramentas de análise de negócios, que tem como principal objetivo auxiliar na análise e compartilhamento de ideias. Os painéis do Power BI fornecem uma visão de 360º das métricas mais importantes em um só lugar, atualizadas em tempo real e disponíveis em diferentes dispositivos (desktop, tablet e smartphone).

Tableau: Tem o propósito de ajudar as pessoas a verem e compreenderem os dados, de uma maneira simples, rápida, útil e com usabilidade. A empresa defende que as pessoas precisam ter o poder dos dados para aproveitar as oportunidades.

Salesforce: Possui objetivo de estender o acesso de autoatendimento aos dados para os usuários em toda a empresa.

Adobe Analytics: Análise em tempo real, segmentações detalhadas, descoberta de públicos-alvo e até identificação de problemas. 

Talvez algumas opções de ferramentas sejam muito complexas, mas pondere os benefícios e veja outras opções mais próximas da sua realidade. Deixe o medo dos dados de lado e os utilize em seu favor.