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outubro/2008 | Artigos

Aliança de Relações Públicas e Administração na implementação do BSC

A comunicação integrada consiste numa filosofia organizacional e deve permear todos os setores da instituição, atingindo assim todos os públicos, disseminando a missão, a visão e os valores da empresa. Não é novidade para os profissionais de Relações Públicas que a comunicação deve ser utilizada de maneira estratégica e integrada, no entanto, a implementação deste conceito não é realizado na prática, restringe-se a mero discurso, diagnostica Wilson Bueno. Um desafio para o profissional de comunicação é utilizar esse conceito aliado a práticas advindas da administração.

O Balnced Scorecard (BSC) é uma ferramenta da administração que materializa a visão e o crescimento da organização. Foi criado em 1992 por Robert Kaplan e David Norton, professores da Harvard Business School. Desde então ele vem sendo utilizado por diversas organizações do setor privado, público (prefeituras, ministérios, secretarias) e ONG’s no mundo inteiro, sendo escolhido pela revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.


O BSC tem como base cinco princípios: mobilizar a mudança por meio da liderança executiva; traduzir a estratégia em termos operacionais; alinhar a organização com a estratégia; motivar para transformar a estratégia em tarefa de todos; transformar a estratégia em processo contínuo. Para que o programa tenha sucesso, ele deve ser compreendido e absorvido por todos, desde os gestores até as linhas operacionais, fazendo-se aí fundamental a atuação do relações-públicas, já que ele não é autocomunicativo.


O profissional tem como meta elaborar um plano de comunicação que dissemine a novidade do BSC, adequando seu vocabulário denso ao nível de entendimento do seu quadro de funcionários, respeitando a especificidade de cada público. “Agindo com criatividade é possível traduzir os cinco princípios de forma lúdica e envolvente, podendo inclusive fazer analogias com assuntos cotidianos e atuais”, afirma Maria Auxiliadora Amiden, gerente da Symnetics.


O Balanced Scorecard foi tema principal do curso “Melhores Práticas em Comunicação da Estratégia” ministrado por Amiden em São Paulo no mês de setembro. A ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) foi a organizadora do evento que teve como objetivo instruir os participantes a utilizar a comunicação de maneira estratégica para a eficácia do BSC nas organizações. Isso tudo foi ilustrado por um case de sucesso da empresa CIV (Companhia Industrial de Vidros), que implantou com excelência o BSC aliado à comunicação integrada e estratégica. A empresa utilizou a temática das olimpíadas para estimular a participação de todos, nunca esquecendo que este processo comunicacional é realizado de forma contínua, pois não existe começo, meio e fim.

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