
Karen Sica apresenta o trabalho ”A reambientação do jornalismo popular no meio digital: uma análise do Diário Gaúcho e do Extra”. Foto: Luísa Zelmanowicz – Famecos/PUCRS.
Diferentemente do jornalismo tradicional, esta nova técnica de reportagem não tem necessidade da prática da entrevista. Os profissionais utilizam informações com fontes e dados oficiais, contendo uma grande quantidade de estatística e números, e trabalham em cima disso.
A professora Karen Sica, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, relatou a importância do jornalismo de dados. “No momento em que o jornalista analisa os dados disponíveis em sites oficiais, cria ideias de pautas inovadoras, uma matéria que nunca foi feita, e consegue dados que sejam essenciais para a sociedade”, assegura Karen.
A professora explica que o jornalismo de dados é um método que privilegia a utilização de outros artifícios do jornalismo, como o infográfico, tornando mais clara a leitura. Apesar de ser um assunto novo, Karen orienta seus alunos na disciplina de Produção e Jornalismo Online, que exige uma grande reportagem com dados oficiais para a realização do trabalho.