junho/2012 | Acontece

Acrobacias do Tibério

Adriano Pizon

Tibério autografa seu livro na Saraiva. (Foto: Adriano Pizon)

Professor dos cursos de jornalismo e Relações Públicas desde 1977, na Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, repórter, editor e cronista em  Zero Hora, Correio do Povo, Folha da Tarde, Pasquim e Gazeta de Alegrete, Tibério Vargas Ramos lançou no dia 30 de março de 2012, na Livraria Saraiva, no Shopping Praia de Belas o seu mais novo romance Acrobacias no Crepúsculo.

Aluno da Famecos desde 1968, se formou em 1971, sem toga, única turma na história da PUCRS. De 1972 a 1988 trabalhou na assessoria de comunicação da Reitoria, sendo editor das revistas da  PUCRS.

A obra, que começou a ser escrita em 2006, é um romance envolvente, sarcástico, sensual e dramático. A narrativa une histórias de diferentes personagens em torno de um principal, que é aviador. Segundo o professor, “o jornalismo impregna de tal forma que não conseguimos escrever coisas muito deletérias, elas sempre têm algum contato com a realidade. Elas não aconteceram, mas poderiam ter acontecido”.

Tibério é vencedor de oito prêmios de jornalismo, sendo quatro de reportagens: Biênio do Sesquicentenário da Colonização do Rio Grande do Sul com Gaúcho Negro (Folha, 1975),  Promotor não acusa, defende (Folha, 1979), Centenário da Rede Ferroviária (Correio, 1974) e Caso Daudt (equipe de ZH, 1988). Também teve quatro crônicas premiadas, todas publicadas pela Gazeta de Alegrete:  Afinal, é sábado (1985), prêmio entregue pelo governador Jair Soares no Palácio Piratini;  O chibeiro (1986), Revoada de fantasmas (1992) e O gaúcho descartável (1993).

Outras obras de ficção estão sendo concluídas pelo professor: Bodas de porcelana (contos), A santa sem véu (novela) e outro romance, A sombra Dourada.

Autores:

Oportunidade na Copa América 2019

Sediar um evento internacional como a Copa América é algo almejado por praticamente todos os países da América Latina. Seja para aumentar a...

Instituto de Cultura: arte, teatro e música no campus

Rua da Cultura (Foto: Camila Cunha/PUCRS) Os eventos culturais revelam em seus acontecimentos criatividade, costumes, tradições e valores já vividos...

Ativismo sociocultural gera troca de saberes com a comunidade

Foto: Equipe Honk! POA Nos dias 24, 25 e 26 de maio ocorreu a primeira edição do Honk! em Porto Alegre. O Honk! é um evento mundial estadunidense,...

Pin It on Pinterest