, e

junho/2013 | Notícias

Ações corretas poderiam ter evitado a tragédia da Kiss

A vida social noturna tornou-se questionável após os acontecimentos em janeiro deste ano. Mas onde o relações-públicas poderia entrar nesta história?

Boate Kiss após incêndio em janeiro de 2013. Foto: memória.

Nada melhor na adolescência ou vida adulta, apesar de todos os compromissos e responsabilidades que vamos adquirindo ao longo do tempo, do que manter ativa a vida social, indo a barzinhos, restaurantes, baladas. No entanto, após o lamentável acontecimento na boate Kiss, em janeiro deste ano, que em consequência de inúmeras negligências não possibilitou evitar a tragédia que ocasionou a morte de 242 jovens, houve uma mudança radical de hábitos na ótica de diversos públicos, nacional e internacionalmente, entre eles até mesmo os que não costumam frequentar estes estabelecimentos.

Uma crise deste nível mexe com a estrutura de uma sociedade e acarreta em mudanças culturais, como aconteceu no caso da boate de Santa Maria. Faz com que centenas de pessoas comecem a pensar que as inúmeras negligências, que ficam por baixo de um ambiente aparentemente agradável, com uma bela decoração e atrações que chamam a atenção de diversos públicos, poderiam ser consideravelmente evitadas se houvesse um profissional para isso.

Ao abrir uma boate, por exemplo, após a escolha do estilo da organização, é necessário que toda a estrutura e licenças recomendadas estejam dentro da lei. Deve-se respeitar o número máximo de pessoas que a casa suporta, onde possa haver espaço para que o público se divirta e circule livremente pelo ambiente, possibilitando em caso de emergência que haja evacuação rápida do local. Para isso, deve ser feita ainda uma visita da vigilância sanitária, verificando se o ambiente está dentro de todas as normas de segurança exigidas, evitando uma situação de crise. Aí entra o profissional de Relações Públicas.

O RP é o profissional mais indicando para este tipo de situação. Ele pode agir antes, durante e após a crise. No caso das casas noturnas, um profissional competente deve primeiramente fazer um plano preventivo de administração de crises. Mas o que seria um plano preventivo? Da mesma forma que pagamos um plano de saúde mesmo que não estejamos doentes. É um plano para prevenção, pois se algo acontece temos um plano para que as providências corretas sejam tomadas o mais rápido possível.

Um plano de administração de crise é fundamental para evitar grandes conflitos como estes que vêm ocorrendo, pois se não for possível evitar completamente a tensão, pode amenizá-la, fazendo com que o profissional mantenha o controle da situação. O plano deve partir da formação de um comitê estratégico, envolvendo áreas diferentes dentro da organização. Em seguida deve ser feita uma auditoria de opinião e a segmentação dos públicos, reconhecendo-os. A partir daí, faz-se simulação de reações e eventos, tomadas de decisões imediatas para evitar ou abrandar uma crise.

O principal objetivo do plano é manter e resguardar a imagem corporativa e também a imagem de seus produtos e serviços. O relações-públicas deve ser contratado para agir de forma estratégica, pensando em tudo que possa ocasionar conflitos de grande relevância e que podem interferir na imagem organizacional. Ainda assim, mesmo com todo um planejamento anterior a crise, ela pode acontecer, e o profissional deve estar preparado para agir de forma rápida, coerente e eficaz.

Caso todas as providências certas sejam tomadas e tudo esteja em ordem, mas mesmo assim acontecer algo, pois nenhum lugar está livre de sofrer uma tragédia e esta tomar grandes proporções, o profissional de RP atua como o mediador entre os públicos envolvidos, mantendo-se atualizado e antenado em tudo que acontece, tendo como princípios básicos a verdade e a transparência, que são o caminho mais adequado para alcançar resultados seguros.

Veja mais em 

Instagram: do 0 ao boom!

Instagram: do 0 ao boom!

Ter sucesso no Instagram é o desejo de muitas marcas, empresas e pessoas. Para isso acontecer...

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!