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março/2009 | Artigos

A Comunicação Estratégica como aliada das campanhas políticas

A informação é um dos principais fatores para uma boa eleição, não devendo somente ser apresentada em época de eleição, mas transparecer ao longo de toda carreira política. Mas para que esta informação seja bem entendida pelo público é necessário um bom planejamento para que ocorra a comunicação.

A autora Neusa Demartini destaca em seu livro “Formas persuasivas de comunicação política” (ano de 2000) que a comunicação não é mais entendida como o simples ato de passar informação, “mas como um grande instrumento estratégico que atualmente é considerado um diferencial nas campanhas eleitorais.”


Para ela a comunicação pensada e planejada é fundamental tanto no marketing político quanto no eleitoral. Deve ser desenvolvida também fora da época de eleição, com objetivo de mostrar a identidade do candidato ou partido político de uma maneira mais sólida, transmitindo confiança ao eleitorado. Busca-se vincular a imagem do candidato à do partido.


Através de um planejamento estratégico, os objetivos eleitorais e metas são estabelecidos, formando assim um conjunto de ações comunicativas que chegarão até o destinatário, o eleitor. Pode-se dizer então que aqueles que tratarem a comunicação como um processo complexo, bem analisado e desenvolvido e apenas um ato de informar, terá uma grande ferramenta de sucesso nas mãos.

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