, e

abril/2015 | Notícias

243 anos de um Porto muito Alegre

Foto: Fernanda Blauth.

No último mês de março, Porto Alegre completou seus 243 anos e ganhou uma semana completa de comemorações para sua data. Os eventos foram ao redor do centro histórico de Porto Alegre e teve o apoio de várias secretarias do estado e da Secretaria Municipal de Cultura, que permitiu que mais de 112 eventos ocorressem ao longo desse período. “A Semana de Porto Alegre merece uma atenção especial, pois poderá se tornar o grande momento anual da Capital gaúcha”, avaliou o secretário da Cultura de Porto Alegre, Roque Jacoby.

As comemorações iniciaram-se dia 21 de março de 2015, com o Baile da Cidade, realizado no Largo Glênio Peres e que contou com a presença da Banda Municipal de Porto Alegre, Nani Medeiros e Caio Martinez. Entre os destaques, Isabela Fogaça com o espetáculo Porto Alegre É Demais, e outras atrações musicais como DJ Dico e a performance da Pop Orquestra.

Durante a semana de Porto Alegre, ocorreram diversos espetáculos, entre eles a Maratona de Dança, que teve a duração de quatro horas, com 37 companhias de dança e mais de 2,5 mil espectadores. Na Usina do Gasômetro, um dos espaços que mais recebeu atenção nesta semana, houve a “Madrugada Slasher”, com filmes na madrugada para quem desejasse ver os clássicos do terror num lugar inusitado e horário atípico. Os clássicos eram dos anos 80, como “Quem Matou Rosemary?”, De Joseph Zito, e “Noite Infernal”, de Tom De Simone.

À luz do dia, a cidade recebeu também a Feira da Troca de Livros, onde o público contribuiu trazendo mais de 100 obras para troca no estande montado no saguão do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues. Houve também a oficina literária com Rubem Penz realizada na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. O teatro não ficou de fora das comemorações, e a sala Álvaro Moreyra contou com as peças “Orquestra de Brinquedos” e “Anjo da Guarda”, que lotaram com mais de 100 espectadores.

No dia 26, dia que a cidade de fato completa mais um ano, há a tradição de entrega de medalhas para pessoas ou entidades que tenham contribuído com serviços relevantes para o desenvolvimento de Porto Alegre, seja no aspecto social, cultural ou econômico. Na edição deste ano, foram 32 homenageados.

Nesses 243 anos, a história da cidade é pintada por diferentes tons, de diferentes civilizações que ajudaram a fundar e fomentar Porto Alegre, antiga Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais. O nome foi dado à cidade que foi fundada por cerca de 60 casais da Ilha dos Açores, mandados pelo rei para povoar a área do Sul.

Desde 1824, a cidade recebe imigrantes de diversas nacionalidades, em particular italianos, alemães, espanhóis, judeus e libaneses. Esta multiculturalidade afeta de forma incisiva a arquitetura da cidade, que tem diversas influências nos diferentes bairros. Porto Alegre tem se modernizado ao longo dos anos, mas sua população de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas pouco cresce, como em países desenvolvidos, sendo referência em diversos aspectos sociais e culturais, recebendo, por exemplo, o Fórum Social Mundial. Porto Alegre foi escolhida como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, dando exemplo em organização, estrutura e hospitalidade aos estrangeiros fãs de futebol que visitaram a cidade.

Este ano na 56ª Semana de Porto Alegre, que também comemora os 243 anos da cidade, o tema escolhido foi “Encontro”, mas poderia muito bem ser substituído por “Reencontro”, pois esse ano, além das datas comemorativas, foi celebrado o reencontro da Zona Sul e Zona Norte de Porto Alegre, com a liberação para automóveis da elevada da 3ª Perimetral. Um reencontro da cidade com sua história, com a reabertura do Cinema Capitólio que, após ampla recuperação, trouxe de volta aspectos do prédio de mais cem anos.

Contudo, o maior reencontro foi entre os habitantes de Porto Alegre e a própria cidade, por meio de atividades sociais, culturais, esporte e lazer, moradores e visitantes desfrutaram de cada espaço da cidade.

Veja mais em 

Instagram: do 0 ao boom!

Instagram: do 0 ao boom!

Ter sucesso no Instagram é o desejo de muitas marcas, empresas e pessoas. Para isso acontecer...

Encontre um conteúdo do seu interesse

Utilize o campo abaixo para buscar por palavras-chave.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!